Confira no Flicrk do Instituto Guaicuy as fotos das exibições de vídeos produzidos junto às comunidades
Para além de reuniões, momentos de acolhimento, escuta e distribuição de materiais informativos e formativos, o Instituto Guaicuy tem lançado mão de estratégias de Comunicação Popular como forma de mobilizar pessoas que foram atingidas pelo rompimento da barragem da Vale em Curvelo, Pompéu e comunidades da região da Represa de Três Marias.
Uma delas, que também busca fortalecer a luta por reparação, é o Cine D’Água, uma exibição de vídeos produzidos junto às comunidades, que tem se mostrado como ferramenta potente, capaz de agregar cada vez mais pessoas em torno dos seus direitos e dos temas debatidos pelo Guaicuy com as comunidades.
Além disso, tem servido de espelho para que as pessoas atingidas se reconheçam, se identifiquem, criem laços e se entendam melhor como comunidade em busca de justiça para todos.
Até o momento, foram realizadas quatro edições. Confira detalhes:
Sessão 1: documentário “Depois da Represa tem um rio – Comunidades do São Francisco buscam reparação”. Comunidade de Pontal do Abaeté, São Gonçalo do Abaeté. Agosto de 2022.
Sessão 2: documentário “Além da Margem – comunidades pesqueiras buscam reparação”. Comunidade Lagoa do Meio, Felixlândia. Setembro de 2022.
Sessão 3: documentário “Paraíso: Comunidades pesqueiras atingidas pela Vale buscam reparação”. Centro de Felixlândia/MG. Novembro de 2022.
Sessão 4: documentário “Artesãs de Morada Nova de Minas – Histórias tecidas à mão”. Morada Nova de Minas. Janeiro de 2023
Veja mais fotos da exibição no Flickr do Guaicuy. Fique de olho! O documentário será disponibilizado em breve no Youtube.
O que você achou deste conteúdo?