Municípios atingidos pelo rompimento da Vale em Brumadinho, que participam do projeto “Doação de kits feira, estruturação de feiras livres e orientação técnica aos produtores rurais”, estão recebendo kits para estruturação de feiras nos territórios.
A iniciativa compõe o Anexo 1.3 do Acordo firmado entre a Vale e o Poder Público, após o rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, em janeiro de 2019. O Anexo 1.3 é, também, conhecido como Projetos para a Bacia do Paraopeba, e a mineradora vem sendo obrigada a cumprir, integrando o Pacote de Respostas Rápidas do anexo em questão.
O objetivo do projeto de entrega de kits é fortalecer a economia local, impulsionando os produtores rurais locais e, até o momento, 23 municípios aderiram ao programa.
Cada kit feira contém:
O projeto também oferece 50 vagas por município para capacitação dos produtores rurais para melhorias na realização das feiras livres. No curso, são abordadas, por exemplo, noções básicas de administração de negócio, ambiente cooperativo, relacionamento com os clientes e conservação de alimentos.
As entregas dos equipamentos estão sendo feitas de forma gradual pela Vale para as prefeituras com acompanhamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Comitê de Compromitentes. Após receberem os kits, as prefeituras ficam responsáveis pela distribuição e por garantir o uso dos materiais. A forma como isso vai ser feito pode variar dependendo da gestão municipal.
De acordo com a FGV, responsável pelo acompanhamento das entregas, os municípios que já receberam os kits são: Curvelo, Pompéu, Abaeté, Felixlândia, Morada Nova, Paineiras, São Gonçalo do Abaeté e Três Marias. Em Pompéu e Morada Nova de Minas, os kits já estão sendo utilizados nas feiras livres.
Para saber mais, acesse: https://www.mg.gov.br/pro-brumadinho/noticias/municipios-atingidos-pelo-rompimento-da-vale-em-brumadinho-recebem-kits
O que você achou deste conteúdo?