Instituto Guaicuy

Confira detalhes das oficinas do Plano de Reparação Socioambiental

30 de junho, 2022, por Instituto Guaicuy

As oficinas acontecem nas comunidades dos 10 municípios acompanhados pela equipe de Assessoria Técnica Independente do Instituto Guaicuy 

O Instituto Guaicuy está realizando um ciclo de oficinas com as comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da Vale. O objetivo desses encontros é falar com as pessoas atingidas sobre o Plano de Reparação Socioambiental da Bacia do Rio Paraopeba e Lago de Três Marias, e saber delas qual a expectativa quanto às propostas e execução desse Plano. 

As oficinas estão sendo realizadas com as comunidades dos municípios da Região 4 (Curvelo e Pompéu) e Região 5 (Felixlândia, Três Marias, São Gonçalo do Abaeté, Martinho Campos, Morada Nova de Minas, Biquinhas, Paineiras e Abaeté). 

Mas, o que é o Plano de Reparação Socioambiental da Bacia do Paraopeba e Lago de Três Marias? Elaborado pela empresa ARCADIS, o plano é uma das obrigações que a Vale foi condenada a realizar após o desastre-crime em Brumadinho. E tem como objetivo determinar como serão reparados os danos ambientais, sociais e econômicos causados pelo rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão. 

O plano vai definir questões como: a remoção da lama do rio, a descontaminação da água do rio, o retorno dos peixes, recuperação das áreas degradadas (retorno dos bichos e das plantas), reparar perdas sociais, culturais e econômicas, dentre outras. Por isso, a participação das comunidades é essencial. 

Para saber mais sobre o Plano de Reparação Socioambiental da Bacia do Rio Paraopeba e Lago de Três Marias, assista ao vídeo abaixo:

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!