Instituto Guaicuy

Veja fotos de visita do Guaicuy ao Quilombo Saco Barreiro, em Pompéu

5 de julho, 2022, por Comunicação Guaicuy

Lugar de resistência, ancestralidade e continuidade histórica do povo negro, o Quilombo Saco Barreiro, localizado no município de Pompéu (MG), pode ter tido seu modo de vida alterado pelo rompimento da barragem da Vale, ocorrido em Brumadinho em 2019. 

Clique abaixo e veja a galeria completa das fotos no flickr do Guaicuy.

20220629_ConsultoriaPCT_QuilomboSacoBarreiro_A4_QuelSatto-6


É a resposta para essa questão que o Guaicuy busca, através do trabalho em parceria com a consultoria CAMPO, especializada em levantamento de danos materiais e imateriais de Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs). 

A consultoria CAMPO trabalha, neste momento, em conjunto com a comunidade, fazendo o resgate da história do quilombo para entender se e como o rompimento da barragem da mineradora Vale afetou o modo de vida da comunidade, sua relação com o rio, a pesca e a rotina agrícola. 

A próxima etapa será o diagnóstico dos danos sofridos, que será encaminhado pelo Instituto Guaicuy às Instituições de Justiça, representantes das pessoas atingidas no processo movido contra a mineradora. 

De acordo com Gabrielle Luz, advogada do Instituto Guaicuy, é importante destacar que a atuação do Guaicuy junto ao quilombo não teve início agora. Como Assessoria Técnica Independente, o Instituto Guaicuy assessora a comunidade na construção do Protocolo de Consulta e na garantia da participação informada no processo de reparação, especialmente em relação às etapas do Anexo 1.3 (Projetos para a Bacia do Paraopeba) do acordo assinado entre a Vale e o Poder Público.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!