Instituto Guaicuy

Confira o Boletim Epidemiológico para municípios do Baixo Paraopeba e entorno de Três Marias

2 de junho, 2021, por Comunicação Guaicuy

Esta já é a quarta semana sem que os municípios assessorados pelo Guaicuy na Bacia do Paraopeba e região do Lago de Três Marias apresentem melhora dentro do plano Minas Consciente. O programa foi implementado pelo governo estadual para formalizar ações de prevenção frente à pandemia nos municípios mineiros. Confira o Boletim Epidemiológico desta semana. 

Na última avaliação feita pelo Comitê Extraordinário Covid-19, no dia 25 de maio, o plano “Minas Consciente” classificou*, mais uma vez, todos os municípios de atuação do Instituto nas áreas 4 (Curvelo e Pompéu) e 5 (Três Marias, Felixlândia, Abaeté, Morada Nova de Minas, Martinho Campos, Paineiras, Biquinhas e São Gonçalo do Abaeté) dentro da Onda Vermelha do programa. 

Em relação aos números apresentados nesta semana, os municípios de Pompéu e Curvelo se destacam mais uma vez. De acordo com a última avaliação, Pompéu registrou um aumento de 66 casos a mais se comparado com a semana anterior, foram 228 notificações positivas nesta semana. Por outro lado, Curvelo apresentou uma queda de 135 casos a menos que o último levantamento. Foram notificados 40 casos nesta semana, e 175 na semana passada. 

Boletim epidemiológico:

“O número de mortes está diminuindo, no entanto, o número de transmissão continua se elevando. A redução de mortes está acontecendo por dois motivos principais: a vacinação da população, especialmente grupos de maior vulnerabilidade, e também pelo manejo mais adequado dos pacientes por equipes de saúde, especialmente de pacientes mais graves. No entanto, a transmissão está aumentando por conta das flexibilizações das medidas de distanciamento social”, explica Fagner Toledo, integrante da equipe de Saúde e Assistência Social no Instituto Guaicuy.  

No dia 30 de maio, a prefeitura municipal de Pompéu informou, através das redes sociais, que a cidade está com a capacidade de atendimento esgotada e com elevada taxa de casos confirmados para Covid-19. “Pedimos que a população redobre os cuidados de prevenção da doença, o momento requer atenção”, informou o comunicado. 

Nos últimos dias, foi confirmada também a variante de Manaus, a P1, na cidade de Curvelo. “Exame processado pela FUNED-MG em parceria com a FIOCRUZ-RJ, confirmou que a variante P1 (de Manaus) já está em nossa cidade. Redobre os cuidados! A confirmação chegou à Secretaria Municipal de Saúde nesta semana, e foi identificada em exame coletado em abril, que estava em análise”, informou o comunicado da prefeitura do município através das redes sociais. “Não podemos nos descuidar! Esta variante possui uma velocidade de transmissão e taxa de mortalidade alta. Use álcool gel 70% e mantenha o distanciamento social”, completou o comunicado.

**As cidades de Curvelo, Felixlândia e Três Marias não foram classificadas na Onda Vermelha de acordo com a mais recente avaliação, no entanto, devido a questões locais, optaram por continuar nesta classificação. 

Entenda o que é a variante Indiana

A variante indiana está entre as quatro variantes do novo coronavírus consideradas de atenção em todo o mundo. Além dela, as variantes de Manaus, do Reino Unido e da África do Sul também são consideradas de atenção porque podem ser mais transmissíveis ou provocar casos mais graves da COVID-19.

O nome correto da “Variante Indiana” é “B.1.617”. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), ela apresenta maior risco de transmissibilidade e características que podem tornar as vacinas menos eficazes. 

Até o fim de abril, a cepa já havia sido identificada em ao menos 17 países. Em 27 de maio, o governo de Minas Gerais confirmou o primeiro caso de coronavírus com variante originária da Índia no Estado. 

De acordo com o cenário atual frente à pandemia e tendo em risco as novas variantes e a falta de vacina para todos, mais do que nunca, é necessário manter as medidas de prevenção: uso de máscara, lavagem/higienização das mãos e distanciamento social.

Lembre-se: a pandemia não acabou!

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!