Esta já é a quarta semana sem que os municípios assessorados pelo Guaicuy na Bacia do Paraopeba e região do Lago de Três Marias apresentem melhora dentro do plano Minas Consciente. O programa foi implementado pelo governo estadual para formalizar ações de prevenção frente à pandemia nos municípios mineiros. Confira o Boletim Epidemiológico desta semana.
Na última avaliação feita pelo Comitê Extraordinário Covid-19, no dia 25 de maio, o plano “Minas Consciente” classificou*, mais uma vez, todos os municípios de atuação do Instituto nas áreas 4 (Curvelo e Pompéu) e 5 (Três Marias, Felixlândia, Abaeté, Morada Nova de Minas, Martinho Campos, Paineiras, Biquinhas e São Gonçalo do Abaeté) dentro da Onda Vermelha do programa.
Em relação aos números apresentados nesta semana, os municípios de Pompéu e Curvelo se destacam mais uma vez. De acordo com a última avaliação, Pompéu registrou um aumento de 66 casos a mais se comparado com a semana anterior, foram 228 notificações positivas nesta semana. Por outro lado, Curvelo apresentou uma queda de 135 casos a menos que o último levantamento. Foram notificados 40 casos nesta semana, e 175 na semana passada.
“O número de mortes está diminuindo, no entanto, o número de transmissão continua se elevando. A redução de mortes está acontecendo por dois motivos principais: a vacinação da população, especialmente grupos de maior vulnerabilidade, e também pelo manejo mais adequado dos pacientes por equipes de saúde, especialmente de pacientes mais graves. No entanto, a transmissão está aumentando por conta das flexibilizações das medidas de distanciamento social”, explica Fagner Toledo, integrante da equipe de Saúde e Assistência Social no Instituto Guaicuy.
No dia 30 de maio, a prefeitura municipal de Pompéu informou, através das redes sociais, que a cidade está com a capacidade de atendimento esgotada e com elevada taxa de casos confirmados para Covid-19. “Pedimos que a população redobre os cuidados de prevenção da doença, o momento requer atenção”, informou o comunicado.
Nos últimos dias, foi confirmada também a variante de Manaus, a P1, na cidade de Curvelo. “Exame processado pela FUNED-MG em parceria com a FIOCRUZ-RJ, confirmou que a variante P1 (de Manaus) já está em nossa cidade. Redobre os cuidados! A confirmação chegou à Secretaria Municipal de Saúde nesta semana, e foi identificada em exame coletado em abril, que estava em análise”, informou o comunicado da prefeitura do município através das redes sociais. “Não podemos nos descuidar! Esta variante possui uma velocidade de transmissão e taxa de mortalidade alta. Use álcool gel 70% e mantenha o distanciamento social”, completou o comunicado.
**As cidades de Curvelo, Felixlândia e Três Marias não foram classificadas na Onda Vermelha de acordo com a mais recente avaliação, no entanto, devido a questões locais, optaram por continuar nesta classificação.
A variante indiana está entre as quatro variantes do novo coronavírus consideradas de atenção em todo o mundo. Além dela, as variantes de Manaus, do Reino Unido e da África do Sul também são consideradas de atenção porque podem ser mais transmissíveis ou provocar casos mais graves da COVID-19.
O nome correto da “Variante Indiana” é “B.1.617”. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), ela apresenta maior risco de transmissibilidade e características que podem tornar as vacinas menos eficazes.
Até o fim de abril, a cepa já havia sido identificada em ao menos 17 países. Em 27 de maio, o governo de Minas Gerais confirmou o primeiro caso de coronavírus com variante originária da Índia no Estado.
De acordo com o cenário atual frente à pandemia e tendo em risco as novas variantes e a falta de vacina para todos, mais do que nunca, é necessário manter as medidas de prevenção: uso de máscara, lavagem/higienização das mãos e distanciamento social.
Lembre-se: a pandemia não acabou!
O que você achou deste conteúdo?