Instituto Guaicuy

Troca de sementes e conexão com a terra: conheça o grupo temático Quintais Produtivos em Antônio Pereira

21 de junho, 2024, por Mariana Viana

Idealizado pelo Guaicuy para ser realizado com as pessoas atingidas pela Barragem Doutor, em Antônio Pereira, os encontros do grupo temático acontecem uma vez mês

Construção coletiva, compartilhamento de saberes e fortalecimento de laços comunitários. Esses foram alguns pontos marcantes dos dois primeiros encontros do grupo de trabalho Quintais Produtivos, formado por pessoas atingidas pelas obras de descaracterização da Barragem Doutor, em Antônio Pereira (distrito de Ouro Preto/MG), e a equipe do Guaicuy, enquanto Assessoria Técnica Independente da comunidade.

Imagem: Gabriel Nogueira/Instituto Guaicuy

“O objetivo desse grupo temático é reunir os mestres e mestras do saber, que são os agricultores e agricultoras urbanas, de Antônio Pereira, para a gente conversar sobre essa arte de cultivar a terra, de produzir comida, de produzir saúde, segurança alimentar e nutricional, autonomia, saúde mental, economia doméstica, geração de renda, remédio, enfim, tudo de bom que o (Antônio) Pereira tem, porque a verdadeira riqueza do Pereira está em cima do solo, nas pessoas”, explica Luana Freitas, analista da ATI Antônio Pereira.

Os mestres e as mestras do saber citados por Luana são pessoas símbolo de resistência que, mesmo diante da violação de direitos provocada pela mineradora Vale no território, se mantêm firmes no cultivo da terra, movimentando a economia local com a venda de grãos e hortaliças. São também pessoas que perderam suas hortas ao serem removidas da zona de perigo (Zona de Autossalvamento – ZAS) pela Vale e encontram no Quintais Produtivos uma oportunidade de fortalecer laços comunitários, conhecer novas pessoas e participar da troca de sementes e saberes.

“Eu gosto de mexer com minha horta. É uma plantação que sai rápido: alface, couve, mostarda. Eu planto já faz uns oito anos”, disse o senhor Izair Venâncio, morador na Rua da Lapa, que vende seus produtos para os moradores de Antônio Pereira. Sobre participar do grupo dos Quintais Produtivos, ele avalia a atividade como positiva, pois é uma oportunidade de reforçar o que já sabe e aprender mais a respeito do cultivo de sementes e plantas.

Marli Rodrigues, moradora de Antônio Pereira, esteve na segunda reunião do grupo e contou o que sentiu quando perdeu sua horta ao ser removida da ZAS. “Eu tinha plantação que servia não só para o consumo próprio, mas também era nossa fonte de renda. Em 2022, a Vale disse que a gente tinha que ser removido e passou com uma máquina em cima da horta. Depois disso, entrei em depressão. Meu esposo também está deprimido por causa disso, tomando remédio… Hoje em dia, eu não tenho espaço para plantar como antigamente, o espaço que tenho hoje só dá para plantar uns três pezinhos de couve”, lamenta Dona Marli.

Temas do grupo temático Quintais Produtivos

Maio Troca de mudas, sementes e Saberes
Junho Oficina de canteiro suspenso
Julho Intercâmbio de saberes em Paracatu de Baixo
Agosto Agrofloresta
Setembro Oficina de compostagem/adubo
Outubro Oficina de homeopatia no cuidado com as plantas 
Novembro Oficina de hidroponia
Dezembro

Banquetaço

Ponte e saberes para o futuro

A presença de crianças e jovens nos encontros do GT Quintais Produtivos mostra ainda que, além de compartilhar saberes, o pequeno agricultor de Antônio Pereira é um elo entre o passado e o futuro. Na última reunião, realizada dia 8 de junho, por exemplo, todos puderam participar de uma atividade lúdica musical, onde uma semente era passada de mão em mão. Ao receber a semente, cada participante contava quem tinha lhe ensinado a plantar.

Imagem: Gabriel Nogueira/Instituto Guaicuy

Como participar do grupo dos Quintais

As datas de realização dos encontros dos Quintais Produtivos são definidas previamente pela equipe de Direitos e Participação Social da ATI Antônio Pereira. Após a confirmação da data de cada mês, os convites (formados por card, áudio e texto) são enviados para a comunidade através dos grupos de WhatsApp. Caso algum/a morador/a do distrito tenha interesse em participar e não esteja incluído em nenhum dos grupos da comunidade, o telefone para entrar em contato com o Guaicuy é (31) 9.7256-2131.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!