Instituto Guaicuy

Consulta popular Anexo 1.3: 5 informações que você precisa saber

19 de outubro, 2021, por Instituto Guaicuy

A consulta popular Anexo 1.3 acontece entre 5 e 12 de novembro e tem uma série de informações essenciais para as pessoas atingidas. O Anexo 1.3 é aquele que trata dos projetos para os municípios atingidos que foram propostos pelas próprias pessoas atingidas, prefeituras e governo de Minas Gerais.

Confira a seguir 5 informações que você precisa saber a respeito da consulta popular sobre o Anexo 1.3!

1. Participar da consulta popular Anexo 1.3 é um direito

Foram mais de três mil projetos propostos e enviados para serem analisados pelo Comitê de Compromitentes (formado pelas Instituições de Justiça e Estado de Minas Gerais). Por isso, é um direito das pessoas atingidas a possibilidade de participar e dar preferência aos projetos que elas acreditam ser os melhores. A votação não será nos projetos, mas em temas prioritários.

consulta popular do anexo 1.3 1
Foto: Tainara Torres / Instituto Guaicuy

Podem participar os eleitores dos 26 municípios atingidos (com CPF cadastrado na Justiça Eleitoral até 30/09/2021) e/ou pessoas que recebem o Pagamento Emergencial. A votação será online pelo aplicativo “MG App” ou pelo Portal Cidadão MG.

É essencial que as pessoas participem, votem, mobilizem a comunidade. Ainda que a escolha dos projetos seja dos Compromitentes, a participação coletiva das pessoas representa seus anseios, sendo uma mensagem direta sobre o que as pessoas atingidas querem de verdade.

2. O que aconteceu com os projetos enviados?

Durante os meses de maio e junho de 2021, várias pessoas e comunidades se uniram para discutir, propor e enviar milhares de projetos para serem analisados pelos Compromitentes. Foram cerca de 3 mil no total, sendo que boa parte veio das comunidades atingidas.

Esses projetos foram recebidos pelos Compromitentes e passaram a ser organizados, consolidados, categorizados e analisados durante todos esses meses que se passaram. Agora, em novembro de 2021, chega a vez da terceira etapa, que é a consulta popular (votação). Ela não garante a realização dos projetos mais votados, mas é uma forma de se dizer quais deles as  comunidades querem que sejam feitos.

https://www.youtube.com/watch?v=DZuoRztMXeo

3. Quais os próximos passos após a consulta popular Anexo 1.3?

Após a realização da consulta, será feita uma lista final pelas Instituições de Justiça em conjunto com o Estado de Minas Gerais para definir a prioridade de cada um deles e a análise de auditoria.

Depois disso feito, a Vale S/A será informada e fará um detalhamento da operação. É a própria mineradora que vai pagar ou fazer os projetos. 

Com a aprovação final das IJs e do Governo de MG, a Vale terá que iniciar a execução dos projetos, após ser dada a ordem de serviço.

4. O anexo 1.3 é apenas parte da reparação

O anexo 1.3 não é a totalidade da reparação, mas apenas uma parte. Existem outros programas que fazem parte de todo o processo que visa reparar os danos causados pelo rompimento. 

consulta popular do anexo 1.3 2
Foto: Sarah Santos / Instituto Guaicuy

É o caso, por exemplo, dos projetos de recuperação da bacia do Paraopeba, os estudos de risco à saúde humana e ecológicos, o Programa de Transferência de Renda, o anexo 1.1 e outros.

5. Assessorar as pessoas na votação também é um direito

O processo de consulta exige um cadastro no site oficial, com várias etapas que podem ser complexas para quem não tem muito costume de acessar e utilizar esse tipo de tecnologia.

Por conta disso, é muito importante que a comunidade se mobilize. Pessoas com mais facilidade de acesso à internet podem ajudar as outras que não entendem muito bem como fazer.

Além disso, também é papel do Guaicuy enquanto Assessoria Técnica Independente auxiliar qualquer pessoa que precisar de ajuda para poder participar da consulta popular.

Qualquer dúvida ou ajuda sobre a consulta popular Anexo 1.3, entre em contato com o técnico do Guaicuy da sua confiança ou por meio do telefone oficial do Instituto: (31) 9 7102 5001.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!