A cultura no Lago de Três Marias é forte e efervescente, mas, infelizmente, passa por problemas causados pelo trio: rompimento da barragem, crise financeira e pandemia de Covid-19
“Olha isso aqui tá muito bom. Isso aqui tá bom demais”. Assim, com a benção do mestre Dominguinhos, o Guaicuy iniciou a roda de cultura virtual sobre os festejos e artistas das cidades do entorno do Lago de Três Marias.
O encontro teve a participação de moradores e artistas de diferentes cidades, como Abaeté, Morada Nova de Minas e Paineiras. Cada pessoa contou os principais eventos das comunidades e como eles estão após o rompimento da barragem da Vale.
São várias as festas, eventos e demais encontros culturais que acontecem nas cidades da região.
Em Abaeté, por exemplo, há um grupo de artesãs e artesãos que trabalham com diferentes tipos de matérias primas: tecidos, vasos, madeira, gamela.
Além disso, existem os festejos tradicionais, como a Folia de Reis, a Festa do Rosário, que envolve milhares de pessoas, e a de Santo Antônio da Taboca. Isso sem falar dos famosos torneios de pesca realizados na represa.
Outros eventos comerciais são bem conhecidos na cidade. É o que acontece com o Abaeté Folia, um dos carnavais mais famosos do Brasil, e as exposições agropecuárias que ocorrem em quase todas as cidades da região.
Um sonho dos moradores de Abaeté é reativar a banda da cidade. Ela nasceu nos anos 1930, mas está paralisada desde 2004, de acordo com os participantes da roda.
Em Morada Nova de Minas também existem várias festividades, muitas delas religiosas. Uma das principais é a Festa do Peixe que acontece em setembro e a exposição agropecuária em julho.
A Festa de São Sebastião em Vau das Flores também foi destacada na roda. Isso sem falar da famosa Festa do Carreiro de Cacimbas. Um festejo que reúne pessoas de toda a região e de fora também.
São 21 anos do Carreiro com desfile de carros de boi, barraquinhas e shows. O evento ocorre no mês de maio e já contou com até 90 carros de boi desfilando pelas comunidades.
Já em Paineiras, os festejos tradicionais são a exposição agropecuária e outros eventos religiosos. Além disso, a própria Festa do Carreiro que sai de Cacimbas chega até Poções de Paineiras. Um verdadeiro encontro da região.
De acordo com os participantes, a mistura de três situações distintas trouxe algumas questões importantes para os festejos e eventos das cidades.
O rompimento da barragem junto com a crise financeira e a pandemia de Covid-19 trouxeram problemas que, segundo os moradores, podem durar ainda por muitos anos.
Ainda afirmaram que muitas histórias se perderam com o rompimento e ninguém ainda sabe a dimensão desses danos para todas as comunidades.
A cultura no Lago de Três Marias precisa ser preservada. Se tiver gostado do texto, compartilhe-o com seus amigos e familiares no seu Whatsapp e redes sociais.
O que você achou deste conteúdo?