Instituto Guaicuy

Filme | Custos, 2018

3 de março, 2020, por Instituto Guaicuy

A diretora Marilene Ribeiro analisa três esquemas hidrelétricos que acontecem em diferentes épocas no Brasil (passado – a barragem de Sobradinho, presente – a barragem de Belo Monte e o futuro – o complexo da barragem de Garambi-Panambi).

Como resposta ao atual investimento em grandes usinas hidrelétricas como base para o crescimento econômico “sustentável” do Brasil, “Custos” aborda os impactos que esses empreendimentos causaram ao meio ambiente e às pessoas. A diretora Marilene Ribeiro analisa três esquemas hidrelétricos que acontecem em diferentes épocas no Brasil (passado – a barragem de Sobradinho, presente – a barragem de Belo Monte e o futuro – o complexo da barragem de Garambi-Panambi).

O vídeo envolve situações em que os impactos causados ​​pelas barragens surgem de forma mais sensível; por exemplo, quando os participantes de seu projeto (indivíduos que foram afetados por esses empreendimentos) desenham, cantam ou falam sobre seus sentimentos e suas interpretações de sua experiência vivida.

Reportagem sobre o trabalho de pesquisa que gerou o filme: https://www.hojeemdia.com.br/almanaque/fotógrafa-mineira-lança-livro-com-fotos-e-histórias-de-afetados-por-hidrelétricas-1.695874

Marilene Ribeiro | direção e roteiro
André Rocha | trilha sonora
Barão Fonseca | montagem
Michel Becheleni e Marilene Ribeiro | fotografia
Leandro Aragão | pós produção
André Hallak | consultor

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!