Instituto Guaicuy

Depois de muita luta das pessoas atingidas, a ATI Antônio Pereira poderá entrar em campo

3 de outubro, 2022, por Instituto Guaicuy

Quase dois anos após a população eleger Assessoria Técnica Independente, Justiça recebe da Vale os valores para o início dos trabalhos em campo do Instituto Guaicuy na região

Mais um passo foi dado para o início do trabalho do Instituto Guaicuy em campo na comunidade de Antônio Pereira, distrito da cidade mineira de Ouro Preto. Na semana passada, a mineradora-ré cumpriu a determinação da Justiça e fez o depósito, em juízo, do valor para custear o primeiro semestre de atividades da Assessoria Técnica Independente e do GEPSA.

Em outras palavras, neste momento, os valores para os seis primeiros meses da ATI estão com a Justiça e ainda não foram repassados para o Guaicuy. O Instituto está acompanhando as movimentações para iniciar as ações o mais rápido possível.

Também mantém diálogo com o Ministério Público para realizar, de forma transparente, a estruturação das atividades, além das contratações de técnicos que estarão junto com a comunidade para a luta pela reparação integral.

Entenda o caso em Antônio Pereira

Desde o final de 2018, a população do distrito de Antônio Pereira convive com a instabilidade da barragem Doutor, da Vale, localizada na região. Centenas de pessoas vivem na chamada ZAS (zona de autossalvamento) e, em março de 2021, o Instituto Guaicuy foi confirmado como instituição eleita para realizar o trabalho de Assessoria Técnica Independente na região. Entretanto, até hoje não teve liberação de recursos para iniciar os trabalhos em campo. Para entender melhor a situação na região, leia nossa matéria “A lama invisível atormenta Antônio Pereira”, na revista Manuelzão nº 88.

Para ter mais informações, as pessoas atingidas de Antônio Pereira podem entrar em contato com o Guaicuy nos telefones (31)99502.2425 ou (31)99533-8601 e pelo e-mail ati.antoniopereira@guaicuy.org.br💬

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!