Instituto Guaicuy

Dia das organizações populares

3 de setembro, 2021, por Christiano Amaral

Hoje, 03 de setembro, é comemorado o dia das organizações populares no Brasil. 

Celebrar essa data significa relembrar que a história brasileira foi marcada por importantes movimentos e lutas populares.  Esses movimentos são agentes ativos da transformação da realidade social e constroem, a partir da luta por direitos e causas coletivas, propostas, ações coletivas, manifestações, além de promover maior participação popular no debate público.

Um exemplo dessa força foi, em 1985, o fim da ditadura militar, graças à pressão de organizações populares, que surgiram para combater o autoritarismo e a barbaridade de crimes praticados pelo regime. Claro que a manifestação popular sempre existiu, embora só tenha sido reconhecida legalmente no final da década de 1990 no país, com a criação da Lei 9.637/1998. Nesses 23 anos de mobilização, a luta popular segue crescendo, se organizando e se tornando cada vez maior. 

Mas o que é uma organização popular?

É definida como toda forma de organização ou grupos de pessoas em nome de uma causa ou ideia. Assim, a expressão “sociedade civil organizada” passou a ser usada para fazer referência a esses grupos e ao caráter organizado das entidades que se concretizam de forma espontânea e informal ou, ainda, de forma legal e com representação institucional.

Tipos de organizações populares

As organizações populares têm contribuído para pautar debates públicos e pressionar pela transformação da sociedade. O ativismo ambiental, por exemplo, mobiliza milhões de pessoas em todo o mundo em torno de temas como a proteção ambiental, mudanças climáticas e ações concretas para a construção de um planeta cada vez mais sustentável para as atuais e futuras gerações. 

Órgãos sindicais trabalhistas são outra forma de organização e unificação das reivindicações dos profissionais de uma área. Já o movimento estudantil ou o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) são exemplos de entidades que lutam pela conquista de direitos populares e no enfrentamento às desigualdades sociais.

Há inúmeros outros, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR), que se enfrentam, dia a dia, batalhas pela ampliação do acesso à qualidade de vida digna a todas e todos. 

Nesta data, também é importante reconhecer outros coletivos, como o Movimento Negro, o Movimento Feminista, Movimento Corpo Livre e o Movimento LGBTQIA+, diversas formas de organização da sociedade que buscam denunciar violências estruturais e propor novos caminhos para um mundo mais justo.

Fique por dentro:

  • Organização popular: é definida como toda forma de organização ou de agregamento de pessoas em nome de uma causa ou ideia.
  • Organizações não-governamentais (ONGs): instituições da sociedade civil que não estivessem vinculadas ao Estado. Elas apareceram no Brasil, pela primeira vez, em 1950.
  • Organização Social (OS): é uma qualificação que pode ser concedida pelo Poder Executivo às entidades privadas sem fins lucrativos, destinadas ao exercício de atividades dirigidas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e preservação do meio ambiente, à cultura ou à saúde, conforme estabelecido na Lei n.o 9.637 de 1998. 
  • Organização da Sociedade Civil (OSC): classificadas como instituições do Terceiro Setor, OSC é toda instituição que desenvolve projetos sociais com finalidade pública.
  • Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP): é uma qualificação jurídica atribuída a diferentes tipos de entidades privadas atuando em áreas típicas do setor público com interesse social, que podem ser financiadas pelo Estado ou pela iniciativa privada sem fins lucrativos. 
  • Movimentos sociais: são formados por grupos de indivíduos que defendem, demandam e/ou lutam por uma causa social e política, através de ações coletivas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!