O Instituto Guaicuy lançou seu mais novo documentário sobre a vida das pessoas que foram atingidas pelo desastre-crime da Vale. O filme ‘Diamantes: comunidades atingidas pela Vale buscam reparação’ já está disponível no canal do Youtube da Assessoria Técnica Independente (ATI).
As histórias da região contam que há muitos anos, no chão de uma antiga fazenda localizada ali, foi enterrada uma caixa de pedras preciosas por pessoas negras escravizadas. O esconderijo do tesouro foi inundado pela água da Represa de Três Marias, e até hoje não foi encontrado. Por conta disso, o lugar formado pelas comunidades de São Marcos, Santa Cecília e Balneário Reino dos Lagos, na zona rural de Pompéu, ganhou o nome de Diamantes.
Hoje em dia, os pescadores e pescadoras que dão vida à região lutam pela reparação integral dos danos causados pelo rompimento da barragem da Vale, que aconteceu em Brumadinho. Mesmo a tantos quilômetros de distância, Diamantes é um dos territórios prejudicados pelos rejeitos despejados no Rio Paraopeba, que chegaram até a Represa com a força das águas.
O que você achou deste conteúdo?