Instituto Guaicuy

Governo de Minas publica edital para obra de pavimentação da MG-415 em Morada Nova de Minas

19 de janeiro, 2023, por Christiano Amaral

Obra de pavimentação da MG-415 faz parte do Anexo I.3 do Acordo entre a Vale e o Poder Público como forma de reparação pelo rompimento da barragem em Brumadinho

Entre as obras previstas no Programa de Reparação Socioeconômica da Bacia do Paraopeba, Anexo I.3, está a pavimentação da MG-415. O edital para licitação das obras de melhoramento desta rodovia foi publicado no dia 28 de dezembro de 2022 pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), no Diário Oficial do Estado. 

O trecho contemplado vai de Morada Nova de Minas ao entroncamento com a BR-040, com aproximadamente 37 quilômetros de extensão. A previsão de investimento é de R$ 59 milhões.

O edital é para a definição da empresa responsável por executar os serviços e a abertura das propostas está agendada para o dia 24/1/2023. O projeto foi priorizado pela população durante a Consulta Popular e a expectativa é de uma conexão mais rápida e segura para o trânsito.

“A participação e organização das pessoas atingidas foi super importante para avançarmos e chegarmos nessa etapa. As reuniões e o engajamento na consulta popular foram fundamentais. Por isso, a importância de continuar organizados, reunindo e cobrando para a adequada execução das obras e todas as demais ações da reparação”, pontuou o Pedro Aguiar, Assessor de Comunidades e Indivíduos do Instituto Guaicuy. 

Saiba mais sobre a pavimentação da MG-415 no site da Agência Minas!

Consulta Popular

A Consulta Popular do Anexo I.3 aconteceu entre os dias 05 e 22 de novembro de 2021. Os eleitores dos municípios atingidos priorizaram projetos para melhorar serviços públicos, como saúde, educação, infraestrutura urbana e rural, cultura, emprego e renda. 

Para participar da consulta cada eleitor precisou ter uma conta cadastrada no site gov.br, além de estar com o CPF vinculado à Justiça Eleitoral ou estar recebendo o Pagamento Emergencial.

Depois dessa fase de priorização, o Comitê de Compromitentes, formado pelas instituições de justiça e pelo Estado de Minas Gerais, indicou quais projetos devem ser efetivamente implementados e a ordem em que serão executados. Esses projetos foram encaminhados para a Vale, que é a responsável por fazer o detalhamento. Depois disso, eles seguem para uma auditoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e é obrigação da mineradora Vale executar ou pagar os projetos que serão implementados. 

Saiba mais:

https://guaicuy.org.br/situacao-projetos-de-reparacao-da-bacia-do-paraopeba/

https://guaicuy.org.br/consulta-povos-comunidades-tradicionais/

 

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!