No dia 13 de agosto, profissionais da Vale realizaram uma reunião com moradores da localidade de Cachoeira do Choro, às margens do rio Paraopeba, no município de Curvelo (MG). O Instituto Guaicuy foi acionado urgentemente para acompanhar o que seria uma reunião presencial e sem pauta conhecida.
A empresa tentou justificar a presença dizendo que o encontro tinha o objetivo de trazer informações sobre a possibilidade de uma reforma de uma escola local, mas do que os profissionais da Assessoria presenciaram, havia pouca ou nenhuma informação a ser repassada aos presentes pela Vale S.A.
A reunião aconteceu sem seguir nenhum tipo de protocolo de segurança e cuidado, tendo pessoas sem máscara e sem distanciamento social indicado para prevenir contágios pelo novo coronavírus.
Com esse tipo ação, feita sem a devida cautela em relação à situação da atual pandemia, a Vale pode colocar em perigo a população. O Instituto Guaicuy segue atento às violações de direitos às comunidades do baixo Paraopeba e entorno da barragem de Três Marias. Por isso, chama a atenção da importância de que todos sigam os protocolos de segurança, como o uso de máscara, lavagem das mãos e, especialmente, evitar aglomerações.
O Instituto Guaicuy tem privilegiado reuniões virtuais, com incursões pontuais e emergentes como essa, porque nosso compromisso é com a segurança das pessoas atingidas. Todos os moradores e moradoras das comunidades das áreas 4 e 5 podem esclarecer dúvidas, fazer sugestões e acompanhar o trabalho do Guaicuy diretamente pelo Whatsapp 31 9 7183 7960.
O que você achou deste conteúdo?