Próximo de completar 3 anos do rompimento da barragem da Vale, encontro reúne atingidos de Brumadinho a Três Marias para discutir justiça e reparação integral. O evento aconteceu no último fim de semana (11 e 12) e foi organizado por movimentos sociais (Renser, MAB, MAM, MST). As Assessorias Técnicas Independentes (Guaicuy, AEDAS e NACAB) também estiveram presentes.
Durante o encontro, também foi debatida a elaboração de um programa de reconstrução e desenvolvimento para as regiões atingidas.
Eliana Marques, pescadora e moradora de Cachoeira do Choro (Curvelo), esteve presente. “Estamos aqui hoje em união. Esse momento entre as vítimas é importante. Precisamos seguir unidos para combater as injustiças e violações de direitos que acontecem todos os dias em nossas vidas”, afirmou.
Liderjane, da comunidade indígena Kaxixó (Martinho Campos), também esteve presente e reforçou a importância do diálogo entre todas as comunidades atingidas. “Hoje eu entendi ainda mais que nós, Kaxixó, não estamos sozinhos. O problema de um é o mesmo de todos. Todos estamos com o mesmo objetivo aqui: buscar a melhoria da vida para voltar a ter uma vida normal”, disse.
O que você achou deste conteúdo?