Instituto Guaicuy

Encontro reúne atingidos de toda a bacia do Paraopeba e lago de Três Marias para debater sobre reparação integral

13 de dezembro, 2021, por Christiano Amaral

Próximo de completar 3 anos do rompimento da barragem da Vale, encontro reúne atingidos de Brumadinho a Três Marias para discutir justiça e reparação integral. O evento aconteceu no último fim de semana (11 e 12) e foi organizado por movimentos sociais (Renser, MAB, MAM, MST). As Assessorias Técnicas Independentes (Guaicuy, AEDAS e NACAB) também estiveram presentes.

Durante o encontro, também foi debatida a elaboração de um programa de reconstrução e desenvolvimento para as regiões atingidas.

Eliana Marques, pescadora e moradora de Cachoeira do Choro (Curvelo), esteve presente. “Estamos aqui hoje em união. Esse momento entre as vítimas é importante. Precisamos seguir unidos para combater as injustiças e violações de direitos que acontecem todos os dias em nossas vidas”, afirmou.

Liderjane, da comunidade indígena Kaxixó (Martinho Campos), também esteve presente e reforçou a importância do diálogo entre todas as comunidades atingidas. “Hoje eu entendi ainda mais que nós, Kaxixó, não estamos sozinhos. O problema de um é o mesmo de todos. Todos estamos com o mesmo objetivo aqui: buscar a melhoria da vida para voltar a ter uma vida normal”, disse.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!