Instituto Guaicuy

Entenda a transição entre Pagamento Emergencial e Programa de Transferência de Renda

27 de maio, 2021, por Comunicação Guaicuy

No acordo firmado entre Vale e Poder Público está previsto o Programa de Transferência de Renda (PTR), com valor total de R$ 4,4 bilhões. O PTR irá substituir o atual Pagamento Emergencial. No entanto, terá critérios diferentes e quem não foi contemplado pelo Emergencial poderá ser incluído no novo Programa.

Entenda como será essa transição:

Tabela que explica o Programa de Transferência de Renda que irá substituir o Pagamento Emergencial da Vale

Atualizações sobre o Programa de Transferência de Renda

O resultado das reuniões de consultas realizadas em abril com as comunidades foi sistematizado pelas Assessorias Técnicas Independentes e enviado para o Comitê de Compromitentes, formado por Estado de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Ministério Público de Minas Gerais e Defensoria Pública de Minas Gerais.

A decisão final sobre como serão as regras e critérios do PTR será tomada pelo Comitê de Compromitentes, que depois enviará a proposta para o juiz. A previsão é de que o novo programa comece a valer a partir de setembro de 2021.

Durante estes próximos 3 meses (ou seja, até agosto), os Compromitentes definirão qual será a empresa que fará a gestão do PTR. Além disso, o Comitê também decidirá sobre como será o cadastro das pessoas atingidas que estarão dentro dos critérios do Programa. No entanto, ainda não há nenhuma definição sobre como será o cadastro para o Programa de Transferência de Renda. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!