Instituto Guaicuy

Entidade Gestora do Anexo 1.1 apresenta proposta de Plano de Ação para Povos e Comunidades Tradicionais e de Tradição Religiosa Ancestral de Matriz Africana

27 de fevereiro, 2024, por Wesley Costa

Mais de 100 pessoas participaram do encontro virtual que apresentou a entidade gestora do Anexo 1.1.

No dia 22 de fevereiro, representantes de Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs), e de Povos e Comunidades de Tradição Religiosa Ancestral de Matriz Africana (PCTRAMA) de toda a Bacia do Rio Paraopeba e dos Povos Ribeirinhos do Rio São Francisco, participaram de um encontro virtual sobre o Anexo 1.1, o chamado Projetos de Demandas das Comunidades. 

Esta foi a primeira reunião dos PCTs com a Cáritas, entidade pertencente ao consórcio responsável por gerir parte dos recursos do Anexo 1.1. Também participaram da reunião representantes das Instituições de Justiça (IJs), Carolina Morishita e Bráulio Santos Rabelo de Araújo, da Defensoria Pública de Minas Gerais, Shirley Machado, coordenadora da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

O consórcio que vai administrar parte dos recursos do Anexo 1.1 é composto pela Cáritas Brasileira Regional MG, Associação Nacional dos Atingidos por Barragens (ANAB), Instituto Conexsus e Instituto E-Dinheiro Brasil.

Além da oportunidade de conhecer a entidade gestora, os participantes puderam tirar suas dúvidas e entender como vai funcionar a elaboração coletiva dos primeiros 90 dias do Plano de Ação. Este Plano de Ação tem como objetivo apontar os caminhos para a execução do Anexo 1.1.

Quer saber mais sobre o Plano de Ação da entidade gestora do Anexo 1.1? O Guaicuy preparou uma matéria completa sobre o assunto. Clique aqui

Envio de contribuições

Os PCTs e PCTRAMAs têm até o dia 29 de fevereiro para enviar suas contribuições sobre o Plano de Ação para a construção da Proposta Definitiva do Anexo 1.1, que acontecerá nos 90 dias iniciais. 

Acesse o link: https://forms.gle/v45cENjNUXqDGfCk6 

O Guaicuy está à disposição dos PCTs das Regiões 4 e 5 para auxiliar no envio de sugestões.  As pessoas podem mandar suas sugestões nos grupos de mobilização do Whatsapp, para os analistas de campo do Instituto Guaicuy, para os representantes das Comissões ou diretamente no formulário online disponibilizado pela Cáritas. 

O formulário para as demais pessoas atingidas foi encerrado no dia 26 de fevereiro.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!