Instituto Guaicuy

Estudo de Pertinência do Lataci/CAMF mostra a importância das atividades das Assessorias Técnicas Independentes

19 de julho, 2023, por Comunicação Guaicuy

A pedido das Instituições de Justiça (IJs), o Lataci realizou um Estudo de Pertinência sobre o trabalho das Assessorias Técnicas Independentes (ATIs) que atuam com as pessoas que foram atingidas pelo desastre-crime da Vale. O resultado do estudo avalia quase todas as atividades das ATIs como pertinentes e reforça a importância do direito das pessoas atingidas às Assessorias. O Lataci cumpre o papel de Coordenação de Acompanhamento Metodológico e Finalístico (CAMF) no processo de reparação. 

De acordo com o Estudo de Pertinência, apenas 4 das 109 atividades analisadas de todas as ATIs foram consideradas não pertinentes. As razões elencadas foram: não serem relacionadas ao Acordo, não terem relação com o atual estágio da reparação, ou por não serem uma atividade. Das 105 atividades consideradas pertinentes, 63,81% precisam de adequações e alterações.

Como funcionou o Estudo?

Ao longo do primeiro semestre do ano, o Lataci entrevistou uma série de pessoas que atuam nas ATIs, em diferentes níveis hierárquicos e funções. Também analisou os Planos de Trabalho apresentados pelas Assessorias às IJs, além de vários documentos, produtos e relatórios. 

As pessoas atingidas também participaram do Estudo, por meio de oficinas realizadas nos territórios. Nas Regiões 4 e 5, assessoradas pelo Guaicuy, foram realizadas sete oficinas em distintas comunidades (Assentamentos, Angueretá, Povo Kaxixó, Aldeia, Silga, Paraíso e São José do Buriti). 

Avaliação

Marcus Vinícius Evaristo, gerente do Instituto Guaicuy, considerou os resultados do Estudo positivos, visto que eles reafirmam a importância das Assessorias a partir das manifestações das pessoas atingidas durante as oficinas. “Percebemos que o resultado final do estudo reconhece a variedade das demandas dos territórios atingidos. Poucas atividades não foram consideradas pertinentes. Isso é um ganho político do direito das pessoas atingidas à ATI. Temos um estudo documentado, com um posicionamento de defesa das Assessorias”, comenta. 

O Estudo foi entregue às ATIs e às IJs. O Guaicuy se manifestou solicitando ao Lataci que apresentasse os resultados também às pessoas atingidas.

O Lataci irá realizar uma reunião com as pessoas atingidas de toda a bacia do Paraopeba, Represa de Três Marias e comunidades de Três Marias e São Gonçalo do Abaeté banhadas pelo Rio São Francisco para apresentar os resultados do Estudo de Pertinência. A reunião será na quarta-feira, 2 de agosto, às 16h, de maneira híbrida (presencial e virtual).

O local da reunião será: Hotel San Diego, Av. Barbacena 41, Barro Preto, em Belo Horizonte. Pessoas atingidas interessadas em participar da reunião devem enviar email diretamente ao Lataci: para roander.trindade@lataci.org e lais.dias@lataci.org.

O Guaicuy disponibilizará o link da reunião virtual para as pessoas atingidas assim que ele for divulgado pelo Lataci.

O Estudo será usado na readequação do Plano de Trabalho, que será apresentado dentro de 60 dias, seguindo o que foi definido no Termo de Compromisso recentemente assinado. 

Clique aqui para baixar e ler o Estudo de Pertinência

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!