A Fundação Getulio Vargas (FGV) anunciou nesta sexta-feira (8) que haverá diminuição no valor das parcelas do Programa de Transferência de Renda (PTR) a partir de março de 2025. Segundo a entidade, que é responsável pelos pagamentos, as parcelas dos adultos serão reduzidas pela metade. Ou seja, quem recebe hoje meio salário mínimo por mês, passará a receber 25% de salário mínimo. As crianças, adolescentes e familiares de vítimas fatais não terão suas parcelas reduzidas até o fim do PTR.
A redução dos valores do PTR foi uma decisão das Instituições de Justiça (IJs). Nesse momento, a previsão é de que o PTR dure até abril de 2026. Segundo a FGV, o número de pessoas que recebem o pagamento mensal ultrapassou a previsão inicial e já chegou a 146 mil beneficiários. Ainda assim, por conta dos rendimentos do valor do PTR, será possível pagar as parcelas por seis meses a mais que o previsto inicialmente.
A FGV também informou que a previsão era reduzir os pagamentos para todas as pessoas atingidas, mas que as IJs escolheram preservar os pagamentos de crianças, adolescentes e familiares de vítimas fatais por conta da vulnerabilidade desses grupos.
O salário mínimo previsto para 2025 é de R$1509.
Então as parcelas do PTR serão:
Segundo a FGV, os valores pagos de modo retroativo não serão reduzidos. Ou seja, as pessoas cujos cadastros foram aceitos recentemente e que recebem duas parcelas por mês (uma do mês corrente e uma retroativa), terão, a partir de março de 2025, apenas a parcela do mês corrente reduzida.
É importante lembrar que a FGV é a entidade responsável pelo PTR. O Guaicuy apenas assessora as pessoas atingidas das Regiões 4 e 5 e as incentiva a participar do processo de reparação de maneira informada.
Site: https://ptr.fgv.br/
E-mail: pagamentoptr@fgv.br
Telefone: 0800 032 8022
Posto de atendimento em Pompéu: Avenida Capitão Joaquim Antônio, 823 (terça a sábado, das 8h às 17h)
Posto de atendimento em Felixlândia: Praça do Santuário, loja 5, bloco B, Centro (terça a sábado, das 8h às 17h)
Bom dia! será reduzido somente a parcela ou o montante a que temos direito?
Olá! O montante total segue o mesmo (4,4 bilhões de reais). Em março, será reduzida a parcela para pessoas adultas.