Por meio de um comunicado publicado na quarta-feira (3), a Fundação Getulio Vargas (FGV) e as Instituições de Justiça (IJs) divulgaram o número correto de pessoas atingidas recentemente incluídas no Programa de Transferência de Renda (PTR). Segundo o documento, nos meses de maio e junho de 2024, foram incluídas 2.364 pessoas no PTR.
Clique aqui para ler o comunicado
Considerando também o mês de julho, a FGV e as IJs afirmam que 5.459 pessoas foram incluídas no PTR durante esse período de três meses. Isso significaria que 3.095 pessoas entraram no PTR em julho, lembrando que a aprovação se dá no mês anterior, para inclusão pela FGV no seguinte. “Ao todo, já foram incluídas mais de 40 mil pessoas das cinco regiões da Bacia do Paraopeba no Programa de Transferência de Renda, resultando em mais de 140 mil pessoas receptoras de valores do programa”, diz o comunicado.
A razão da divulgação do comunicado, apontada no texto, é que há “informações que estão sendo divulgadas nas localidades afetadas, mas que não correspondem aos fatos”. Em reunião realizada no dia 27 de junho, em Belo Horizonte, entre as IJs, a FGV e pessoas atingidas, alguns representantes de Comissões citaram os números divulgados no site da própria FGV.
Mas, até o início da tarde de 4 de julho, o site da FGV seguia mostrando números distintos aos apresentados no comunicado. Na página inicial do Portal da FGV-PTR, afirma-se que 133.892 pessoas atingidas recebem o PTR.
O que você achou deste conteúdo?