Instituto Guaicuy

FGV inicia o PTR para beneficiários do Pagamento Emergencial

29 de outubro, 2021, por Instituto Guaicuy

Em novembro, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) inicia o pagamento do Programa de Transferência de Renda (PTR). Porém, ele começa apenas para as pessoas que já recebem o Pagamento Emergencial. 

Ainda não há data para os novos cadastros! As pessoas que não recebem o Pagamento Emergencial, que era feito pela Vale S/A, ainda precisam esperar para saber quando esse cadastramento irá se iniciar. “Quem já recebe (o pagamento emergencial) não precisa se cadastrar. Quem teve o benefício bloqueado terá sua solicitação revista sem necessidade de recadastramento. O calendário para cadastramento de novos beneficiários será definido pelas Instituições de Justiça, com apoio da FGV, e divulgado com antecedência.”, informa a Fundação.

construção da matriz de danos 1
Foto: Tainara Torres / Instituto Guaicuy

Confira a seguir a nota enviada pela FGV!

FGV assume a gestão do Programa de Transferência de Renda aos atingidos de Brumadinho

A partir de novembro, a Fundação Getulio Vargas (FGV) será a responsável por gerenciar o Programa de Transferência de Renda (PTR), destinado a atender cerca de 100 mil pessoas atingidas pelo rompimento da Barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho. O PTR será pago nos mesmos valores, condições e prazos a todos os que hoje recebem o Pagamento Emergencial. Os recursos serão depositados nas mesmas contas bancárias dos beneficiários, de acordo com o calendário vigente da Vale para realização dos depósitos.

A FGV foi nomeada pelo Juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública do Estado de Minas Gerais para gerenciar e operacionalizar o PTR após ser selecionada pela Defensoria Pública de Minas Gerais e Ministérios Públicos Federal e Estadual. O Programa está previsto no Acordo Judicial para Reparação Integral Relativa ao Rompimento da Barragem em Brumadinho. Suas próximas etapas serão estruturadas, implementadas e gerenciadas pelas Instituições de Justiça com o apoio da FGV.

A Fundação acredita que, a partir do diálogo com os atingidos, comunidades locais, movimentos sociais, assessorias técnicas, Instituições de Justiça e o Juízo, o Programa de Transferência de Renda será qualificado e aperfeiçoado, garantindo-se transparência nas informações e atendimento individualizado aos beneficiários do Programa. Em breve, a FGV disponibilizará um canal telefônico exclusivo para atendimento. Por enquanto, os atuais beneficiários poderão dirimir suas dúvidas relativas ao pagamento do PTR pelo canal exclusivo de atendimento da FGV: pagamentoPTR@fgv.br

Veja também o documento de perguntas e respostas sobre o PTR enviado pela FGV!

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Comentários

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!