Instituto Guaicuy

GEPSA participa de treinamento sobre rotas de fuga em Antônio Pereira

5 de setembro, 2024, por Ellen Joyce Marques

Na próxima terça-feira, dia 10 de setembro, das 8h às 12h, a equipe do Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (GEPSA/UFOP) participa de um treinamento, junto à Defesa Civil de Ouro Preto, sobre as rotas de fuga e pontos de encontro a serem usados em caso de rompimento da Barragem Doutor, em Antônio Pereira. Atualmente a barragem encontra-se em nível 1 de risco, mas já esteve em nível 2, numa escala que só vai até 3. A medida de segurança é necessária, pois a equipe do GEPSA em breve estará em campo para a aplicação do cadastro das pessoas atingidas pelo risco de rompimento e obras de descaracterização da barragem da Vale. 

Quem é o GEPSA?

O Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (GEPSA/UFOP) é a entidade técnica multidisciplinar escolhida pela juíza Kellen Cristini de Sales e Souza para trabalhar no processo que trata da reparação integral dos danos causados pelo risco de rompimento e obras de descaracterização da Barragem Doutor, da Vale, em Antônio Pereira.

Partindo do princípio da centralidade do sofrimento da vítima que, no caso de Antônio Pereira, são as pessoas atingidas, o GEPSA é responsável pela realização do Cadastramento, elaboração da Matriz de Danos, produção do Diagnóstico Socioeconômico e do Plano de Reparação Integral de Danos da comunidade.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!