Instalado no Largo Santo Antônio, n° 50, em Antônio Pereira, o escritório irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Nesta quarta-feira (31/01), às 9h, o Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais da UFOP – GEPSA, vai inaugurar o escritório em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto/MG, atingido pelas obras de descomissionamento da Barragem Doutor, de propriedade da mineradora Vale. A abertura do espaço de atendimento à comunidade irá aproximar o GEPSA do território para a realização dos levantamentos necessários, do cadastro, do Diagnóstico Socioeconômico e da Matriz de Danos.
Situado no Largo Santo Antônio, n° 50, em Antônio Pereira (próximo à Escola Estadual Antônio Pereira), o local irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.
O início dos trabalhos no escritório também é um marco nos seis meses de atuação do GEPSA como perito da justiça de Ouro Preto para realização do Diagnóstico Social e Econômico, além da execução do Plano de Reparação Integral referentes aos danos causados pelo acionamento do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) da Barragem Doutor.
Atualmente, o grupo de estudos da UFOP, através da aplicação do Diagnóstico Rápido Participativo, o DRP, busca compreender quais violações de direitos humanos as pessoas estão sofrendo em função da atividade da mineração na comunidade. Após a realização do DRP, o GEPSA seguirá o cronograma de trabalho aprovado pela juíza do caso, juíza Kellen Cristini de Sales e Souza, da 1ª Vara Cível da Comarca de Ouro Preto.
A previsão é que o grupo atue no território por 24 meses. De acordo com o Gepsa, o escritório que será aberto nesta quarta-feira (31), será um ponto de apoio para que a comunidade do distrito possa tirar dúvidas sobre como está o andamento do trabalho do grupo de estudo.
Saiba mais
GEPSA já está apto a receber os valores para iniciar trabalhos em Antônio Pereira
Reunião com Guaicuy e GEPSA movimenta Antônio Pereira
Em primeiras assembleias no território, pessoas atingidas tiram dúvidas sobre atuação do Gepsa
O que você achou deste conteúdo?