Instituto Guaicuy

GEPSA: perito da justiça no processo de reparação abre escritório em Antônio Pereira

30 de janeiro, 2024, por Mariana Viana

Instalado no Largo Santo Antônio, n° 50, em Antônio Pereira, o escritório irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Nesta quarta-feira (31/01), às 9h, o Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais da UFOP – GEPSA, vai inaugurar o escritório em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto/MG, atingido pelas obras de descomissionamento da Barragem Doutor, de propriedade da mineradora Vale. A abertura do espaço de atendimento à comunidade irá aproximar o GEPSA do território para a realização dos levantamentos necessários, do cadastro, do Diagnóstico Socioeconômico e da Matriz de Danos. 

Registro da aplicação do Diagnóstico Rápido Participativo na comunidade                                                 Foto: Gabriel Nogueira/ Guaicuy

Situado no Largo Santo Antônio, n° 50, em Antônio Pereira (próximo à Escola Estadual Antônio Pereira), o local  irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

O início dos trabalhos no escritório também é um marco nos seis meses de atuação do GEPSA como perito da justiça de Ouro Preto para realização do Diagnóstico Social e Econômico, além da execução do Plano de Reparação Integral referentes aos danos causados pelo acionamento do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) da Barragem Doutor.

Atualmente, o grupo de estudos da UFOP, através da aplicação do Diagnóstico Rápido Participativo, o DRP, busca compreender quais violações de direitos humanos as pessoas estão sofrendo em função da atividade da mineração na comunidade. Após a realização do DRP, o GEPSA seguirá o cronograma de trabalho aprovado pela juíza do caso, juíza Kellen Cristini de Sales e Souza, da 1ª Vara Cível da Comarca de Ouro Preto.

A previsão é que o grupo atue no território por 24 meses. De acordo com o Gepsa, o escritório que será aberto nesta quarta-feira (31), será um ponto de apoio para que a comunidade do distrito possa tirar dúvidas sobre como está o andamento do trabalho do grupo de estudo. 

Saiba mais 

GEPSA já está apto a receber os valores para iniciar trabalhos em Antônio Pereira

Reunião com Guaicuy e GEPSA movimenta Antônio Pereira

Em primeiras assembleias no território, pessoas atingidas tiram dúvidas sobre atuação do Gepsa

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!