Nesta semana, o Grupo de Pesquisa Educação, Mineração e Território (EduMiTe), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), publicou o primeiro Boletim mensal do Observatório de Barragens de Mineração (OBaM). O OBaM, por sua vez, foi lançado no mês de junho. O material traz, principalmente, informações sobre barragem de mineração em Minas Gerais.
O Boletim traz informações completas de maneira simplificada sobre as estruturas no Brasil, em Minas Gerais e, especificamente, no Quadrilátero Ferrífero. Um capítulo lista as mineradoras com mais barragens no país – sendo a Vale a detentora do maior número: 111 barragens ao todo.
Na live de lançamento do Observatório, Daniela Campolina, uma das coordenadoras do projeto, conta que esta pesquisa em mineração “surge da vivência do que é morar em Minas Gerais, próximo de um rio e debaixo de barragens” e que o Boletim busca trazer de maneira mais acessível os dados públicos sobre as mineradoras, já que os sistemas existentes de informação sobre essas estruturas dialogam pouco entre si.
O primeiro Boletim Especial do OBaM, sobre barragem de mineração, assim como os outros boletins do EduMiTe, pode ser acessado aqui.
O que você achou deste conteúdo?