Instituto Guaicuy

Guaicuy assina documento coletivo em defesa dos direitos das pessoas atingidas

4 de novembro, 2021, por Christiano Amaral

Diversas entidades socioambientais entregaram às Instituições de Justiça um pedido para que seja estendido o prazo de prescrição das ações individuais por pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da Vale sobre o rio Paraopeba. O ofício foi assinado pelo Guaicuy e pelas demais assessorias técnicas independentes, além de outras entidades voltadas para a defesa dos direitos humanos. 

Geralmente, a legislação brasileira prevê um prazo de três anos para que pessoas que tiveram seus direitos violados possam entrar com ações individuais, a partir da data da ocorrência. Entretanto, em outros casos parecidos com o do rompimento da Barragem da Vale, como o rompimento da Samarco, esse limite não foi observado. 

Existem normas específicas e jurisprudências que possibilitam que o prazo seja estendido, ou até mesmo suspenso. Portanto, a carta foi assinada para que as pessoas atingidas possam ter uma garantia legal de que o prazo para as ações individuais não vai se extinguir no próximo dia 25 de janeiro. 

O documento coletivo é assinado por Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social – AEDAS; Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais; Comissão de Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB; Instituto Guaicuy; Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA; Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB; Movimento dos Atingidos pela Mineração – MAM; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST; Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens – NACAB; e Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário da Arquidiocese de Belo Horizonte – RENSER.

 Confira a carta na íntegra

Veja a nota da CNBB sobre o tema.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!