Instituto Guaicuy

Guaicuy discute danos agrários com as pessoas atingidas

24 de setembro, 2020, por Natália Ferraz

No último sábado, 19 de setembro, aconteceu a primeira Roda de Conversa da Equipe do Setorial Agrário do Instituto Guaicuy com os moradores das áreas 4 e 5. O objetivo do grupo era de entender os problemas que a população tem enfrentado desde o rompimento da Vale no que diz respeito à produção de alimentos, pesca e criação de animais. 

Os profissionais da Assessoria Técnica Independente apresentaram à comunidade as estratégias de trabalho do setor agrário e ouviram os relatos de danos enfrentados pela população desde o rompimento da barragem da Vale no Complexo Minerário do Córrego do Feijão.

Um dos temas mais abordados na conversa a foi dificuldade em receber a ração, a silagem e a água dos animais que a Vale deve distribuir aos atingidos. Além disso, as pessoas que conseguem receber relatam que a quantidade não tem sido suficiente para a saúde e o bem estar dos animais. 

As pessoas atingidas também falaram sobre como o rompimento afetou a renda e a qualidade de vida dos produtores rurais. Além da queda no turismo e na venda de peixes e derivados do leite (por medo de contaminação dos compradores) muitas pessoas também falaram sobre a perda da renda e do “trabalho digno”.

Os moradores também relataram casos de abortos em vacas, gado desnutrido, seca de plantações e até mesmo deformações nas asas de aves da região. A equipe do Setorial Agrário já está organizando uma visita em campo para poder verificar esses pontos e iniciar os trabalhos de análise técnica. 

Saiba mais:

Clique aqui para ver avanços do processo coletivo: relatório preliminar de danos.

Leia: Relatório do Guaicuy aponta violações de direitos que perduram 20 meses após desastre da Vale.

Saiba mais sobre a petição que pede condenação parcial da Vale por parte dos danos.

Acesse para acompanhar o andamento do processo e dos trabalhos da ATI.

Relembre: principais atores e responsabilidades de cada um no processo judicial.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!