Confira as principais atividades desenvolvidas pelo Instituto Guaicuy em Antônio Pereira – distrito de Ouro Preto. Muito trabalho realizado em apenas quatro meses como Assessoria Técnica Independente da comunidade atingida pelo descomissionamento da barragem Doutor, da mineradora Vale.
O Instituto Guaicuy iniciou os trabalhos enquanto Assessoria Técnica Independente (ATI) de Antônio Pereira em 1º de dezembro de 2022. Desde o primeiro dia de atuação, as atividades do Guaicuy incluem atendimentos individuais e coletivos à comunidade – presencial e virtualmente – organização e participação ativa em reuniões, mobilização social, acompanhamento, produção e divulgação de informações relativas aos interesses da população atingida pelo descomissionamento da Barragem Doutor, da mineradora Vale.
Atualmente, profissionais das mais diversas áreas compõem a equipe da ATI. A partir de processos de seleção criteriosos, o Instituto Guaicuy conta com um time multidisciplinar (psicólogos, assistentes sociais, advogados, comunicadores e pessoal administrativo), com experiência em metodologias de participação social, acolhimento jurídico e psicossocial para escuta qualificada, e comunicação com as pessoas atingidas. Todos os processos de contratação ocorrem de forma transparente.
Até o dia 31 de março, foram feitos 41 acolhimentos e 4 mobilizações. Pelo relacionamento digital, foram realizados 103 atendimentos individuais via WhatsApp. Em 12 de janeiro de 2023, foi criado o grupo “Atingidos A. Pereira”, hoje com 312 participantes, e duas listas de transmissão das informações, com 265 contatos inscritos.
Além disso, a equipe se reúne com órgãos públicos do município de Ouro Preto para apresentar o trabalho da ATI de Antônio Pereira e o processo de reparação integral dos danos causados pela Vale no distrito. De igual modo, o Instituto Guaicuy tem contribuído no encaminhamento de denúncias referentes a questões ambientais e de infraestrutura apresentadas pela comunidade.
A ATI também acompanha projetos, manifestações e outras reuniões no território, além de encontros e alinhamentos com o Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais da UFOP (GEPSA) e moradores e moradoras de Antônio Pereira e potenciais parceiros. Todos esses momentos fortalecem o vínculo com a comunidade e ampliam o alcance da Assessoria Técnica Independente.
Acolhimento jurídico e psicossocial: são atendimentos (individuais ou coletivos) realizados por equipe especializada (psicólogo, assistente social e/ou advogado), com objetivo de identificar/levantar demandas e vulnerabilidades das pessoas atingidas. O acolhimento pode ocorrer de forma presencial ou virtual. É um espaço onde as pessoas atingidas podem ser ouvidas em suas dores, dúvidas, inseguranças e, caso queiram, serem encaminhadas, de forma responsável, para a rede pública jurídica, socioassistencial e/ou de saúde.
Mobilização Social: promove e apoia a auto‐organização e construção de autonomia da comunidade. Incentiva a realização de reuniões e outras atividades que propiciem espaços de diálogo entre a ATI, as pessoas atingidas e outras instituições que atuam no território. Os debates vão desde a remoção das pessoas das zonas de autossalvamento (ZAS), acesso às cachoeiras, alternativas de vias de acesso dentro da comunidade, direitos humanos e de grupos específicos (mulheres, idosos, garimpeiros tradicionais etc.).
Comunicação social: a comunicação entre comunidade e Instituto Guaicuy é uma importante ferramenta para a construção do diálogo e da interação. Nossos boletins e informativos são elaborados especificamente sobre os temas da comunidade que têm relação com o processo de reparação pelos danos causados pela Vale. Alguns materiais já estão sendo enviados para a comunidade, como o Boletim e o Guaicuy Informa, além de matérias publicadas no site e outros comunicados enviados diretamente pelo WhatsApp.
A comunicação social visa ainda ampliar o alcance das vozes das pessoas atingidas, pois entende a comunicação e o acesso à informação como um direito humano, que deve ser garantido também para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Relacionamento Digital: é um canal rápido e acessível de comunicação, a partir do qual as pessoas atingidas podem tirar suas dúvidas, receber os comunicados e informativos do Guaicuy, convites de reuniões de núcleos comunitários no grupo de WhatsApp, agendar acolhimentos e solicitar informações. Os contatos com nossa equipe podem ser feitos através do telefone ou WhatsApp para o número (31) 97256-2131. As pessoas também podem enviar e-mail para o endereço: ati.antoniopereira@guaicuy.org.br.
Todas as mensagens serão analisadas e respondidas adequadamente, dentro do horário de atendimento da ATI: de segunda a sexta, de 9h às 18h.
Acesse também nossas redes sociais – Instagram e Facebook – e fique por dentro de todas as Atividades do Guaicuy em Antônio Pereira!
Por Laura Alice e Ellen Barros
O que você achou deste conteúdo?