Instituto Guaicuy

Guaicuy inicia trabalho de ATI com três novas comunidades em Felixlândia e Três Marias

30 de agosto, 2024, por Mathias Botelho

Texto originalmente publicado no Piracema 13

As comunidades de Ribeirão do Bagre, em Felixlândia, e de Parque das Gemas e Panorama, em Três Marias, agora contam com assessoramento técnico independente do Instituto Guaicuy. O processo de autorreconhecimento das comunidades como atingidas pelo desastre-crime da Vale ocorreu nos últimos meses, motivado pela inclusão de algumas das regiões nos mapas (poligonais) que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) utiliza para definir o critério territorial para inclusão no PTR.

As novas poligonais foram divulgadas pela FGV em fevereiro, e incluíram Panorama e Ribeirão do Bagre (com o nome Riacho do Bagre). “A partir dessa divulgação, a equipe do Instituto iniciou os trabalhos nas comunidades, realizando campos de reconhecimento territorial para verificar as condições e características das áreas afetadas”, conta Tarsila Esteves, supervisora do Guaicuy na Região 5 Leste.

Em 20 de junho, uma reunião comunitária foi realizada em Ribeirão do Bagre. Cerca de 130 pessoas participaram dos debates sobre a origem do Guaicuy, o Acordo Judicial e o PTR. Seis pessoas foram eleitas para compor a Comissão Atingidos do Bagre. Em 26 de junho, foi a vez de 17 pessoas de Panorama se reunirem para debater a reparação e eleger os  membros da Comissão Panorama.

Reunião de pessoas atingidas elege Comissão na Região 5 Leste

Parque das Gemas

Já os moradores do conjunto habitacional Parque das Gemas, localizado dentro do bairro Satélite, organizaram um abaixo-assinado para solicitar a inclusão no PTR, pedindo que a FGV faça uma visita técnica para verificar se a comunidade está dentro do critério de  distância de 1km da Represa. Em reunião com o Guaicuy, a comunidade elegeu oito membros para sua Comissão.

Imagens de Acervo Guaicuy

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!