No intuito de conhecer e sistematizar as atividades culturais nas regiões atingidas pelo rompimento da barragem em Brumadinho, nas áreas 4 e 5, o Guaicuy lança o Mapa Cultural Interativo. O mapa tem origem no Diagnóstico Cultural: um estudo realizado pela equipe da Coordenação de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (CTCEL) com a colaboração das equipes multidisciplinares do Guaicuy.
O levantamento de dados sobre as manifestações culturais vem sendo trabalhado desde agosto de 2020. A partir de diálogos com agentes públicos e grupos culturais, buscou-se entrevistar pessoas-chave nas áreas atingidas que pudessem descrever e relatar sobre possíveis danos à cultura, às relações comunitárias e identitárias e desdobramentos na economia local.
Área 4 (Curvelo e Pompéu)
Muitas famílias perderam as próprias rendas e tiveram o modo de vida alterado, uma vez que o estigma da região e dos produtos locais afastou a família dos moradores e os turistas. Entretanto, as comunidades resistem e nelas ainda é possível encontrar: festas religiosas e comunitárias, benzedeiras, saberes e tradições quilombolas, gastronomia, artesanato local, esporte e lazer.
Área 5 Leste (Felixlândia, São Gonçalo do Abaeté e Três Marias)
No mapa de Felixlândia você encontra manifestações culturais como produção artesanal de rede de pesca, saberes tradicionais (dos) ribeirinhos, comunidade hippie, folia de Reis, Barqueata de Nossa Senhora Aparecida, dentre outros.
Área 5 Oeste (Abaeté, Biquinhas, Martinho Campos, Morada Nova de Minas e Paineiras)
Para apurar a diversidade cultural do território compreendido na área 5 Oeste, a equipe do CTCEL levantou informações que indicam danos graves ao turismo, pesca e atividades econômicas em geral. Houve impacto na renda da população local, na reputação do peixe e da água e na realização das celebrações tradicionais. No mapa você encontra manifestações culturais como a produção artesanal de farinha, balaios e esteiras, festas religiosas, artesanato local e Torneio de Pesca da Piranha, por exemplo.
As entrevistas foram realizadas de modo a proporcionar o protagonismo das comunidades em relação ao seu bem cultural, numa construção de diálogo sobre os patrimônios. Além disso, todos os locais visitados tiveram suas coordenadas geográficas registradas no mapa, resultando em 68 pontos inseridos ao longo das áreas 4 e 5. Os dados coletados irão subsidiar ainda a Matriz de Danos, que é um importante instrumento coletivo na luta por uma reparação justa aos atingidos!
Sentiu falta de alguma outra atividade, festividade, saber ou local no mapa cultural interativo? Deixe seu comentário abaixo ou entre em contato com o Guaicuy com as informações que não podem ficar de fora. O nosso telefone e Whatsapp é o (31) 9 7102 5001.
O que você achou deste conteúdo?