O Instituto Guaicuy se solidariza com os moradores e moradoras de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto/MG, e lamenta as agressões sofridas pela comunidade durante uma operação policial realizada na noite do último domingo (30/07), no final do campeonato amador de futebol “Copa Gigantex”.
Presente no território enquanto Assessoria Técnica Independente das pessoas atingidas pelo descomissionamento da Barragem Doutor, a ATI compreende a necessidade da análise do contexto em que se encontra o distrito, que sofre com os efeitos da mineração. A população de Antônio Pereira, hoje, é vítima das mazelas oriundas da vulnerabilidade social, do racismo estrutural que dita comportamentos na nossa sociedade – inclusive institucionais no âmbito da segurança pública, além de ser afetada pelo racismo ambiental. Desse modo, é essencial que se abram portas para investigar as agressões sofridas pela comunidade.
O Instituto está ao lado das pessoas de Antônio Pereira, acompanhando as notícias e a apuração dos fatos, a fim de contribuir para que os moradores e moradoras do local não sejam alvo de mais um tipo de violação de direitos.
Na manhã desta terça-feira (01/08), o Guaicuy acompanhou a reunião realizada na Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Ouro Preto. O objetivo do debate foi averiguar os fatos e ouvir as denúncias de agressão.
Enquanto instituição que luta pelos direitos humanos, estamos em contato com os órgãos competentes, além de estarmos disponíveis para prestar atendimento psicossocial para todas as vítimas.
O que você achou deste conteúdo?