Entre as vítimas estava Flávia Amboss Merçon, militante do MAB e pesquisadora da UFMG
Há cinco dias, a educação brasileira está de luto. Há cinco dias, estudantes e funcionários de duas escolas na cidade de Aracruz (ES) foram vítimas de uma violência assustadora. Entre as vítimas estava Flávia Amboss Merçon Leonardo, de 38 anos, pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).
O Instituto Guaicuy se solidariza com familiares e amigos de Flávia Amboss e das demais vítimas do atirador de Aracruz. A tragédia no Espírito Santo, na última sexta-feira (25/11), deixa uma ferida em todos os brasileiros que repudiam a violência e a intolerância, e sobretudo entre os educadores. De acordo com informações do portal de notícias G1, das quatro mortes, três foram de professoras que foram baleadas na ação. Entre as cinco pessoas ainda hospitalizadas, três são professoras.
Em Minas Gerais, instituições como o MAB, o Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (Gesta-UFMG) e diversos meios de comunicação prestaram homenagens a Flávia. Na página do Gesta, no Instagram, Flávia foi descrita como uma pessoa de “companhia franca, alegre, sagaz, atenciosa e dedicada”.
A homenagem do grupo de pesquisa também destacou a pesquisa de Flávia que abordou o rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em Mariana-MG, há sete anos:
“Acompanhamos de perto a produção de sua tese de doutorado em Antropologia, intitulada “Imprensados no tempo da crise: a gestão das afetações no desastre da Samarco (Vale e BHP Billiton) e a crise como contexto no território tradicionalmente ocupado na foz sul do rio Doce”. Foram anos de dedicação à pesquisa, da graduação ao doutorado, que, para além de refletir o desejo de saber, constituiu um compromisso político e ético de Flávia para com os pescadores artesanais e a vida dos afetados pela lama de Fundão na vila de Regência Augusta, no litoral do Espírito Santo.”
Diante de tamanha dor para todo o país, causada por esse ato de violência, o Guaicuy reitera o sentimento de pesar, o desejo por Justiça e a esperança que o Brasil encontre rumos melhores.
Flávia, presente! ✊
Selena Sagrillo, Maria da Penha Banhos e Cybelle Bezerra, presente! 🤍
O que você achou deste conteúdo?