Instituto Guaicuy

Guaicuy se prepara para realizar o 1º Encontro de Comissões das Regiões 4 e 5

24 de maio, 2023, por Christiano Amaral

O Instituto Guaicuy tem se preparado para realizar nos meses de maio e junho o 1º Encontro de Comissões nas Regiões 4 e 5. Os encontros têm o objetivo de dar continuidade na consolidação e contribuir com a integração regional das Comissões.

De setembro a dezembro de 2022 o Guaicuy realizou encontros para debater com as  pessoas atingidas o Sistema de Participação e formação das Comissões, que são espaços que possibilitam o posicionamento e decisões do coletivo em questões relativas ao processo de reparação socioeconômica e ao processo judicial. Os Encontros de Comissões que serão realizados a partir deste mês em cada região assessorada pelo Guaicuy tem o propósito de continuar na consolidação das Comissões nos territórios e fomentar sua integração regional.

A proposta é que a partir dos Encontros de Comissões as comunidades se organizem e se fortaleçam, para garantir a participação plena, com protagonismo e controle social, do processo judicial de reparação socioeconômica da Bacia do Paraopeba, represa de Três Marias e comunidades do São Francisco localizadas nos municípios de Três Marias e São Gonçalo do Abaeté, regiões atingidas pelo desastre-crime da Vale, em Brumadinho. 

Os encontros também vão possibilitar que as pessoas atingidas, em suas Comissões, aprofundem o conhecimento sobre o Sistema de Participação. Esse sistema é uma ferramenta de organização que permite que as pessoas prejudicadas pelo rompimento tenham a capacidade e possibilidade de se organizarem e se interagirem de forma unitária nas localidades atingidas na bacia do Paraopeba, fortalecendo suas reivindicações e luta por direitos. 

Sistema de Participação

Para permitir a representação diversificada, democrática e justa entre as Comissões, as Assessorias Técnicas Independentes (ATI) Guaicuy, Aedas e Nacab, estão trabalhando o Sistema de Participação em Ondas, ou seja, por etapas.

A Primeira Onda foi realizada por cada ATI em sua região de atuação, através da construção de espaços de participação e protagonismo das pessoas atingidas, levando em consideração as características de cada comunidade. A Primeira Onda foram reuniões disseminadas em todas as localidades de pessoas atingidas, entendendo essas localidades como sendo as Instâncias Locais, ou seja, são grupos comunitários, onde são garantidos o diálogo amplo com todas as pessoas das comunidades que queiram participar dos debates que envolvem a Reparação Integral.

Já a Segunda Onda, a ser impulsionada pelo 1° Encontro de Comissões, é a realização deste debate em nível Regional, ou seja, realizado com representações das Instâncias Locais, possibilitando a troca de informações, entendimentos e compreensões entre as distintas comunidades. Durante o encontro as pessoas debaterão sobre todas as instâncias do Sistema de Participação, inclusive a própria Instância Regional, uma vez que estarão reunidos com representações de cada localidade das suas regiões. O objetivo é que sejam levantadas propostas e diretrizes sobre o que as pessoas prejudicadas querem do Sistema de Participação. 

E do encontro também é esperado que seja debatido como eles entendem que seja organizado o “Coletivo Bacia”, Essa Instância Inter-regional é composta por pessoas de toda a bacia atingida. O objetivo desse grupo é definir posições e garantir o alinhamento de todos os  atingidos pelo rompimento da Vale. 

Os encontros serão realizados em maio e junho, nas regiões acompanhadas pelo Guaicuy.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Comentários

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!