Instituto Guaicuy

Instituições de Justiça e Governo de Minas divulgam comunicado sobre assinatura do acordo com a Vale

3 de fevereiro, 2021, por Comunicação Guaicuy

Nota oficial diz que acordo poderá ser firmado em audiência na quinta-feira (04/02); acordo não encerra ações criminais, indenizações e danos individuais, que seguem correndo na Justiça

Nesta quarta-feira (03/02), o Governo de Minas Gerais, o Ministério Público de Minas Gerais, o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública de Minas Gerais divulgaram uma nota oficial informando que será realizada uma audiência nesta quinta-feira (04/2), para possível assinatura do acordo com a Vale.

No comunicado, as instituições do Poder Público informaram que foi possível definir os valores para o acordo com a mineradora. Os órgãos também afirmaram que “as Medidas de Reparação tratam dos danos coletivos à sociedade e ao Estado, sem interferir em ações sobre indenizações e danos individuais, assim como em ações criminais. Já a reparação socioambiental integral não possui teto financeiro”.

Leia o comunicado, na íntegra:

“O Governo de Minas Gerais, o Ministério Público de Minas Gerais, o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública de Minas Gerais informam que foi possível definir, em tratativas realizadas nas últimas horas, os termos financeiros para as Medidas de Reparação aos danos socioeconômicos e socioambientais causados pelo rompimento da Barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho.

As Medidas de Reparação tratam dos danos coletivos à sociedade e ao Estado, sem interferir em ações sobre indenizações e danos individuais, assim como em ações criminais. Já a reparação socioambiental integral não possui teto financeiro.

Foi marcada audiência para a próxima quinta-feira (4/2) para entendimentos finais e possível assinatura do Termo de Reparação, com investimentos e ações com foco nas regiões atingidas e sua população”.

O acordo trata de parte do processo coletivo e dos danos relacionados ao rompimento da barragem da Vale. Não foram encerrados por este acordo as ações criminais, as indenizações e danos individuais, que seguem correndo na Justiça.

As ações criminais são as ações de denúncias por homicídio e crimes ambientais contra os diretores, técnicos e engenheiros da Vale e da TÜV Süd responsáveis pelo rompimento da barragem. As indenizações individuais tratam dos danos e prejuízos que as pessoas atingidas sofreram individualmente, como por exemplo: perda de animais, perda de plantações, perda de sua atividade econômica (como pesca, turismo, restaurantes, hotelaria), entre outros.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!