Aconteceu na noite desta quinta-feira (03), o seminário “Por um manifesto de justiça: pessoas atingidas lutam pela participação no processo de reparação na bacia do Paraopeba”. O evento foi transmitido online, com cerca de 300 pessoas assistindo simultaneamente e mais de 1.700 visualizações até o momento.
Durante o seminário, foram apresentadas informações públicas sobre as negociações do acordo entre Vale, Governo do Estado e Instituições de Justiça. Representantes de atingidos de toda a Bacia se manifestaram sobre o acordo que vem gerando incertezas e indignação, já que as negociações são feitas sem a participação das comunidades e sem acesso aos documentos.
Também foram relembradas as ações construídas pelas comunidades atingidas e Assessorias Técnicas reivindicando participação informada e efetiva nas negociações. A equipe da Aedas preparou uma retrospectiva desde o dia 22 de outubro até a próxima reunião da Comissão de Atingidos da Bacia do Paraopeba, que acontecerá no sábado (05).
O evento foi realizado pelas Assessorias Técnicas Independentes (Instituto Guaicuy, Aedas e Nacab) e pela PUC Minas, que atua como Coordenadora Metodológica Finalística do Projeto Paraopeba.
A próxima audiência para negociação do acordo será realizada no dia 9 de dezembro, às 14h, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
O que você achou deste conteúdo?