Instituto Guaicuy

LIVE Por um manifesto de justiça: pessoas atingidas lutam pela participação no processo de reparação na bacia do Paraopeba

4 de dezembro, 2020, por Comunicação Guaicuy

Aconteceu na noite desta quinta-feira (03), o seminário “Por um manifesto de justiça: pessoas atingidas lutam pela participação no processo de reparação na bacia do Paraopeba”. O evento foi transmitido online, com cerca de 300 pessoas assistindo simultaneamente e mais de 1.700 visualizações até o momento.

Durante o seminário, foram apresentadas informações públicas sobre as negociações do acordo entre Vale, Governo do Estado e Instituições de Justiça. Representantes de atingidos de toda a Bacia se manifestaram sobre o acordo que vem gerando incertezas e indignação, já que as negociações são feitas sem a participação das comunidades e sem acesso aos documentos.

Também foram relembradas as ações construídas pelas comunidades atingidas e Assessorias Técnicas reivindicando participação informada e efetiva nas negociações. A equipe da Aedas preparou uma retrospectiva desde o dia 22 de outubro até a próxima reunião da Comissão de Atingidos da Bacia do Paraopeba, que acontecerá no sábado (05).

O evento foi realizado pelas Assessorias Técnicas Independentes (Instituto Guaicuy, Aedas e Nacab) e pela PUC Minas, que atua como Coordenadora Metodológica Finalística do Projeto Paraopeba.

Próxima audiência

A próxima audiência para negociação do acordo será realizada no dia 9 de dezembro, às 14h, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!