Instituto Guaicuy

Luta por direitos: reunião com juiz e fórum regional marcam semana de pessoas atingidas pelo desastre-crime da Vale

14 de março, 2023, por Instituto Guaicuy

Reunião presencial com o juiz Murilo Silvio de Abreu, ocorre na terça-feira (14/03), no TJMG, em BH; na quinta-feira (16/03), o Guaicuy promove edição especial do Fórum Regional

Dois encontros movimentam, nesta semana, a luta das pessoas que foram atingidas pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho e 25 cidades de Minas Gerais. 

Nesta terça-feira (14/03), às 10h, será realizada uma reunião presencial com o juiz Murilo Silvio de Abreu, Juiz de Direito da 2ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte. E na quinta-feira (16/03), às 19h, o Guaicuy vai promover mais uma edição do Fórum Regional, espaço virtual de participação para garantir informações para as comunidades atingidas sobre o processo de reparação de danos. 

Confira detalhes:

Reunião com o Juiz Murilo Silvio de Abreu:

Tema: liquidação de danos individuais homogêneos
Data: 14/03 (terça-feira)
Horário: 10h
Local: Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na Av. Raja Gabaglia, 1753 – Luxemburgo, em Belo Horizonte, MG.

Representantes das pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho e nos outros 25 municípios prejudicados, das instituições que representam as vítimas do desastre-crime na Justiça, das Assessorias Técnicas Independentes (Guaicuy, Aedas e Nacab) e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se reúnem, nesta terça-feira (14/03),  com o juiz Murilo Silvio de Abreu. A reunião ocorrerá a partir das 10h, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte.

O encontro ocorre no dia 14 de março, que marca o Dia Internacional da Luta contra as Barragens, pelos Rios, pela Água e pela Vida. Representantes das pessoas atingidas e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vão se manifestar em frente ao TJMG durante a reunião.  Além disso, às 14h haverá um encontro das famílias atingidas, promovido pelo MAB na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Praça Afonso Arinos, 100, Centro, BH.


Na reunião com o juiz, o Guaicuy e as demais assessorias vão levar o pedido de liquidação de danos individuais do processo coletivo (Ação Civil Pública) e vão apresentar a importância do reconhecimento dos estudos que as ATIs realizaram para levantar danos e provas nas comunidades atingidas (complementaridade das provas).

As assessorias também vão reforçar a reivindicação das pessoas atingidas por protagonismo e mais espaços de participação para as vítimas do desastre da Vale e das ATIs que lhes dão suporte na busca de direitos. 

Além disso, as ATIs vão entregar ao juiz as categorias de danos levantadas por Guaicuy, Aedas e Nacab, com as comunidades atingidas e vão solicitar visita in loco do juiz aos territórios atingidos.

Fórum Regional:

Tema: Assessoria Técnica Independente e o direito das pessoas atingidas: impactos diante da redução de recursos (detalhes  sobre o ofício das Instituições de Justiça que define redução de 40% no orçamento das ATIs no primeiro semestre de 2023 e como fica o trabalho do Instituto Guaicuy)
Data:
16/03 (quinta-feira)
Horário:
19h-21h
Local:
a reunião será virtual (link será enviado no grupo de WhatsApp da sua comunidade).

Esta edição especial do Fórum Regional vai compartilhar com as comunidades assessoradas pelo Guaicuy detalhes sobre o ofício que as Instituições de Justiça encaminharam para as Assessorias Técnicas Independentes (ATIs) – Guaicuy, Aedas e Nacab, que dão suporte às vítimas do crime da Vale na busca por direitos. 

No dia 8º de março de 2023 o Guaicuy recebeu um ofício sem número, com respostas de dúvidas que as ATIs enviaram às Instituições de Justiça sobre o Plano de Trabalho do Processo, documento que guiará a atuação das ATIs junto às comunidades. 

O item III do ofício das Instituições de Justiça determina a redução de mais de 40% no orçamento previsto nos planos de trabalhos do Acordo, que vale para o primeiro semestre de 2023.  No dia 13 de março, as assessorias se reuniram com as IJs, que solicitaram um ofício explicando os impactos no trabalho com o cumprimento do teto orçamentário.

O Guaicuy vai enviar um novo ofício com os detalhes dos impactos sobre o trabalho. Esses detalhes serão discutidos no Fórum Regional.

Saiba mais:

Pessoas atingidas pela Vale se reúnem com o juiz na terça (14) para debater danos individuais

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!