Entre as assinaturas estão as de representantes de comissões de pessoas atingidas, parlamentares mineiros e movimentos sociais
Lançado no fim da tarde da última sexta-feira (17/03), pelo Instituto Guaicuy, o Manifesto pelo direito à Assessoria Técnica Independente já conta com a assinatura de mais de 3 mil pessoas. Entre os nomes, diversos representantes das comissões de pessoas atingidas e de movimentos sociais.
Parlamentares mineiros, como os deputados federais Célia Xakriabá (Psol) e Patrus Ananias (PT), a deputada estadual Bella Gonçalves (Psol) e os vereadores de Belo Horizonte, Bruno Pedralva (PT) e Iza Lourença (Psol), também apoiam o documento, assim como o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).
O manifesto denuncia como o corte repentino de verbas ameaça o direito das pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho à Assessoria Técnica Independente (ATI). As ATIs são fundamentais para a reparação integral das comunidades afetadas pelo desastre-crime e é um direito das pessoas atingidas.
Com o apoio do Instituto Guaicuy, diversos representantes de comissões de pessoas atingidas já deram o seu aval ao manifesto.
Veja aqui as assinaturas das comissões!
No começo do mês, as Assessorias Técnicas Independentes que atuam ao lado das pessoas atingidas pelo rompimento da Vale em Brumadinho (Instituto Guaicuy, Aedas e Nacab) foram surpreendidas com um corte de 48% nos recursos previstos para o semestre vigente. O valor tinha sido destrinchado nos Planos de Trabalho aprovados no final de 2022.
O novo teto de gastos é retroativo a janeiro e pode ter como consequência o desmantelamento das ATIs, finalizando abruptamente as atividades.
Confira as assinaturas feitas até às 16h40 desta segunda-feira (20)!
O que você achou deste conteúdo?