Instituto Guaicuy

Guaicuy lança mapa interativo de análises de água e de sedimentos de meio de rio

29 de março, 2022, por Christiano Amaral

A equipe de estudos ambientais do Instituto Guaicuy coletou amostras de água e sedimento em nove pontos localizados no meio do rio* Paraopeba e dos reservatórios de Retiro Baixo e de Três Marias. Os resultados das coletas dos meses de abril, junho e setembro de 2021 (seca) e de outubro de 2021 (início das chuvas) estão disponíveis para as comunidades no mapa interativo de análises de água e sedimentos.

O objetivo das coletas é compreender melhor os impactos do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho no rio Paraopeba e nos reservatórios de Retiro Baixo e Três Marias. Para isso foram escolhidos nove pontos estratégicos ecologicamente para água e sedimento de meio.

ENTENDA COMO FUNCIONA MAPA INTERATIVO

O mapa interativo apresenta as diferentes localidades onde aconteceram as coletas, representadas por pontos azuis. Se você quiser acessar dados da coleta em Ilha do Mangabal, por exemplo, clique no ponto azul correspondente a esta comunidade. No mapa as pessoas encontrarão, para cada localidade, os três índices abaixo, relativos aos períodos mencionados:

  • Índice de qualidade da água (IQA) = avalia se a água está contaminada por esgotos domésticos;
  • Índice de contaminação por tóxicos (ICT) = avalia a presença de metais (arsênio, bário, cádmio, e outros)
  • Ensaios ecotoxicológicos = testes realizados em laboratórios que avaliam se os contaminantes presentes na água ou no sedimento podem prejudicar a sobrevivência de organismos aquáticos.

A equipe de estudos ambientais ressalta que a quantidade de substâncias na água pode variar de acordo com os períodos de seca ou de chuva e que, para uma compreensão completa do ambiente, é importante considerar também outras análises ambientais.

Você também pode acessar o mapa interativo de análises de água e sedimentos clicando aqui.

*A coleta de meio de rio se diferencia da coleta das margens, uma vez que podem ser encontradas quantidades diferentes de materiais contaminantes.

Quer saber mais sobre as análises realizadas no meio de rio pelo Guaicuy? Assista o vídeo explicativo:

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!