Instituto Guaicuy

MPMG visitará as regiões do Baixo Paraopeba e da represa de Três Marias para avaliar reparação

4 de outubro, 2023, por Camila Bastos

Nos dias 9 e 10 de outubro, a Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) do Ministério Público de MInas Gerais (MPMG) visitará comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, nas regiões do Baixo Paraopeba e do entorno da represa de Três Marias. Essa será a primeira vez, desde a eleição das ATIs, que a coordenadoria irá para essas áreas para tratar de assuntos ligados à reparação. 

“É muito importante que as Instituições de Justiça (IJs) conheçam a realidade das pessoas atingidas nos territórios. No caso da Cimos, essa será a primeira visita voltada para avaliação do processo de reparação desde o início da atuação das ATIs. Precisamos trabalhar para que as visitas sejam periódicas e que o acompanhamento seja feito mais de perto, para que as IJs possam entender melhor o dia a dia das pessoas atingidas e como a vida delas foi afetada pelo rompimento. Portanto, a boa organização e o sucesso dessas reuniões são importantes para pleitear novas visitas às comunidades”, avalia a assessora do Instituto Guaicuy, Paula Oliveira.

Entre outras atribuições, a Cimos é responsável pelas repercussões sociais e econômicas decorrentes de desastres ambientais. A expectativa do Instituto Guaicuy é de que essas visitas ajudem a dar mais materialidade para as demandas dos Regiões 4 e 5, que têm sido objeto de cartas, ofícios e outras manifestações formais.  

Roteiro

A Cimos disponibilizou dois dias para visitar as comunidades das Regiões 4 e 5, incluindo o deslocamento de Belo Horizonte. Então, “o desafio que se coloca é organizar um roteiro que consiga contemplar diversos problemas que são levantados pelas pessoas atingidas e são comuns a grande parte das comunidades, e, ao mesmo tempo, representem a diversidade das regiões, além dos desafios logísticos inerentes ao território” , explica Paula.  

O pedido de apoio partiu da coordenadoria, que manifestou a intenção de visitar comunidades que evidenciem temas relacionados à saúde das pessoas atingidas e ao descumprimento do Acordo de Reparação. A insegurança hídrica e o Programa de Transferência de Renda (PTR) também serão temas abordados nos encontros. A partir da definição e aprovação do roteiro com a Cimos, o Guaicuy convidará representantes de comunidades vizinhas para também acompanhar as visitas e, assim, potencializar o alcance dos encontros.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Comentários

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!