Instituto Guaicuy

Municípios do baixo Paraopeba e da região do Lago de Três Marias seguem em avanço para Onda Vermelha, mas números de infecções crescem em algumas cidades

28 de abril, 2021, por Comunicação Guaicuy

Mais dois municípios assessorados pelo Instituto Guaicuy avançaram para a Onda Vermelha, de acordo com a última atualização feita pelo Comitê Extraordinário Covid-19. Apesar disso, dos seis municípios que hoje se enquadram em uma fase menos restritiva, metade apresentaram aumento no número de casos em relação à semana anterior.  

De acordo com a última atualização do Comitê Extraordinário Covid-19, no dia 22 de abril, Martinho Campos e Biquinhas, ambos da área 5, avançaram da Onda Roxa para a Onda Vermelha nesta semana. Desse modo, as duas cidades se juntam a São Gonçalo do Abaeté, Felixlândia, Três Marias e Curvelo, que já estavam classificadas em avanço desde o Boletim Covid anterior. 

Permanecem na Onda Roxa os municípios de Abaeté, Paineiras, Pompéu e Morada Nova de Minas, de acordo com o mais recente informe epidemiológico, da semana entre os dias  18 a 24 de abril. 

Segundo o último levantamento, quatro cidades apresentaram aumento no número de pessoas infectadas pela Covid-19 em relação aos dados da semana anterior, foram elas: São Gonçalo do Abaeté, que na última semana registrou 13 novos casos, sete a mais que na semana anterior, Felixlândia com 30 casos, cinco a mais que o último registro, Martinho Campos com 56 notificações, seis a mais que a semana anterior e Paineiras com sete casos, três a mais que o último levantamento. Com exceção de Paineiras, que permanece na Onda Roxa, as outras três foram classificadas em avanço dentro do programa Minas Consciente para a Onda Vermelha.

Em relação ao números de casos positivos para infecção desde o início da doença até este levantamento, dentre os municípios das áreas 4 e 5, três apresentaram os maiores índices até aqui, Curvelo, com 3.588 casos ao longo da pandemia, seguido por Pompéu, com 2.029 registros e Três Marias, com 1.577 casos. No que diz respeito ao número de óbitos, mais uma vez Curvelo aparece na primeira colocação, com 163 falecimentos desde o início da pandemia, sendo 13 na última semana. Em seguida, aparece a cidade de Três Marias, com 41 óbitos, sendo três na última semana e por último Pompéu, com 39 óbitos e um referente a última semana. 

É seguro usar ônibus para viajar? 

Na dica de hoje, o Guaicuy traz algumas informações sobre como você pode se cuidar viajando de ônibus. É muito importante que, sempre que possível, as pessoas evitem ao máximo este tipo de transporte, porém, se necessário utilizar, siga algumas dicas: 

  • Escolha os horários que estão fora dos momentos de pico, justamente pelo número menor de pessoas fazendo uso desta modalidade de transporte;
  • Procure se deslocar em ônibus que tenham janelas que podem ser abertas;
  • Tenha o álcool 70% para higienização constante das mãos;
  • Faça o uso da máscara durante todo o percurso;
  • Troque sua máscara a cada duas horas de uso e, se ela estiver suja, fique o mais longe possível dos outros passageiros;
  • Evite ao máximo tocar em superfícies. Caso ocorra, higienize as mãos; 
  • Evite comer ou beber dentro do transporte. Planeje fazer isso quando não estiver perto de outras pessoas e estiver fora do veículo; 

Continue com os cuidados de prevenção contra a Covid-19, por isso, o uso da máscara e do álcool 70% permanecem essenciais. E lembre-se, a pandemia não acabou! 

Quer saber mais? Acesse o nosso Painel de Monitoramento Epidemiológico do Guaicuy.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!