Instituto Guaicuy

Municípios iniciam avanço para a Onda Vermelha, mas cuidados de prevenção contra a Covid-19 continuam necessários

22 de abril, 2021, por Comunicação Guaicuy

Mesmo com taxas menores de ocupação em leitos hospitalares, a situação epidemiológica dos municípios demonstra o quanto é importante a intensificação dos cuidados sanitários. Confira a atualização epidemiológica com os dados da semana de 11 a 17 de abril nas áreas 4, Pompéu e Curvelo,  e 5, na região do Lago de Três Marias

De acordo com o último pronunciamento do governo do Estado, algumas comunidades do baixo Paraopeba e da região do Lago de Três Marias continuam na Onda Roxa do programa Minas Consciente, são elas: Abaeté, Biquinhas, Paineiras, Pompéu, Morada Nova de Minas e Martinho Campos. Uma nova avaliação feita pelo Comitê Extraordinário Covid-19  está prevista para o dia 23 de abril. 

Em relação à semana anterior, quatro municípios continuaram apresentando aumento no número de infectados, foram eles: Martinho Campos, Morada Nova de Minas, Pompéu e Biquinhas, destes, duas cidades apresentaram maior aumento com nove casos a mais em cada uma: Martinho Campos, na área 5, e Pompéu, na área 4.

Até o momento, quatro dos 10 municípios assessorados pelo Guaicuy nas áreas 4 e 5 (Pompéu, Curvelo e demais municípios da região do Lago de Três Marias) avançaram da Onda Roxa para a Onda Vermelha do programa Minas Consciente, são eles: Felixlândia, São Gonçalo do Abaeté, Curvelo e Três Marias, segundo a avaliação feita no dia 16 de abril. Apesar da nova classificação no plano, é fundamental que as pessoas continuem mantendo os cuidados para a não propagação do vírus.  

“Embora as taxas de ocupação de hospitais tenham diminuído, e a velocidade de contágio também, percebemos que há um incremento de número de óbitos, ou seja, a COVID-19 está matando mais. É possível que este incremento nos óbitos esteja relacionado a diversificação das variantes nos territórios que tendem a prolongar as internações e evoluir para formas graves com mais repercussões orgânicas”, diz Fagner Toledo, integrante da equipe de Saúde e Assistência Social do Instituto Guaicuy.

Fique atento ao calendário de vacinação contra a gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou no dia 12 de abril. É uma medida importante considerando o período das doenças respiratórias nos meses de maio a agosto. A vacina contra a gripe (vírus influenza) não se confunde com a de COVID-19 (vírus SARS-COV-2) e é necessário aguardar, pelo menos, o intervalo de 14 dias após a realização de uma vacina para aplicação da outra. Nesta primeira etapa da vacinação contra a gripe são contemplados apenas crianças (6 meses a 6 anos), gestantes, puérperas (mulheres em até 45 dias pós-parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde.

É possível contrair a Covid-19 através da ingestão de água potável ou do consumo de alimentos? 

Ainda não existem evidências de que se possa contrair o vírus através da água ou manipulação de alimentos, contudo, é possível sim se infectar tocando em superfícies, objetos ou embalagens que contenham o vírus e, em seguida, tocando na boca, nariz ou olhos. Da mesma forma, o vírus não foi detectado na água potável e, por isso, não existem ainda estudos que comprovem esta forma de contaminação. 

Dentre outras formas de transmissão, a principal continua sendo através do contato com gotículas de tosse de uma pessoa infectada, quando há o diálogo próximo com outra pessoa sem a utilização da máscara e quando não se respeita o distanciamento mínimo de 1,8 metros de distância. Por isso, use a máscara, mantenha o isolamento social e faça uso do álcool 70%. 

Cuide-se, a pandemia ainda não acabou. 

Mais informações, acesse: Painel de Monitoramento Epidemiológico do Instituto Guaicuy.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!