Instituto Guaicuy

No mês das mulheres, Guaicuy lança documentário gravado com pescadoras atingidas pelo rompimento da barragem da Vale

10 de março, 2023, por Instituto Guaicuy

“Entranhando Lutas – Pescadoras de Morada Nova de Minas buscam reparação” mostra relatos sobre danos que o desastre-crime da Vale provocou na vida das mulheres

Armar a rede, pescar o sustento, limpar o peixe, vender na feira. E ainda cuidar das crianças, da casa, da família e da luta por direitos. Quem cuida de quem cuida?

Neste mês da mulher, apresentamos o documentário “Entranhando Lutas – Pescadoras de Morada Nova de Minas buscam reparação”, gravado com mulheres de Morada Nova de Minas (MG) que foram atingidas pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho.

O desastre-crime da mineradora afetou 26 municípios de Minas Gerais. E a população de Morada Nova de Minas presenciou a queda na venda de peixes, a queda do turismo e dificuldade para sobreviver sem poder mais contar com as águas que antes lhes davam vida.

No documentário, elas narram as dificuldades do trabalho com a pesca e comentam sobre a sobrecarga que vivem no dia a dia, com jornadas triplas ou intermináveis de trabalho. Não são somente guerreiras, são sobreviventes, na busca de dias melhores.

Neste mês, e em todos os outros, honramos a luta das mulheres e desejamos a elas um mundo mais leve, com equidade e direitos garantidos. E fazemos coro à fala das pescadoras de Morada Nova de Minas, que cobram consciência social e ambiental de todas, todes e todos para que possamos, coletivamente, garantir a vida e o sustento para seus filhos de hoje e também para as próximas gerações.

Assista:

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!