Instituto Guaicuy

Nota de agradecimento: à quem se dedicou a por fim ao incêndio, salvar serras e floresta em Ouro Preto/MG

15 de outubro, 2024, por Ellen Joyce Marques

A Serra de Antônio Pereira, a APA Cachoeira das Andorinhas e a Floresta do Uaimii sofreram com fogo e morte durante 12 dias. O incêndio, de grandes proporções, que teve início na manhã do dia 28/9, foi debelado graças à ação coletiva de diversas instituições – e após o precioso reforço vindo do céu, as chuvas do dia 10/10. 

Esses ecossistemas ricos sofreram danos, em certa medida, irreparáveis, mas também foram cenário de uma grande mobilização. Se tornaram testemunho da sensibilidade de pessoas que colocaram o próprio corpo como agente de defesa e proteção do meio ambiente. A cada combatente, nosso muito obrigado! Sem a ação de cada brigadista, de cada instituição, o incêndio teria causado ainda mais prejuízos à vegetação, aos animais silvestres e às pessoas do entorno. 

Como organização que atua na defesa do ecossistema e dos direitos humanos, nós, do Instituto Guaicuy, registramos nossos sinceros agradecimentos! Obrigado ao corpo de bombeiros militar, ao Comando de Aviação do Estado de Minas Gerais, à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Ouro Preto,  à brigada da ONG Associação Mineira de Defesa do Ambiente, contratadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) para a Unidade de Conservação, à Força Tarefa Previncêndio, à Brigada APAS e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) – representados pelos Brigadistas do Parna Caparaó e da FLONA Ipanema, e à Brigada 1 de Ouro Preto. Foi graças ao enorme esforço coletivo de vocês que esse incêndio chegou ao fim.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Comentários

  • Anderson de Freitas disse:

    Parabéns e obrigado em nome da Brigada 1 e da RNBV – Rede nacional de Brigadas Voluntárias, por citar todos os envolvidos no controle ao incêndio em vegetação. Principalmente porque em MG os brigadistas voluntários normalmente não são lembrados. É um carinho ler essa matéria.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!