Vários moradores de comunidades no entorno do Rio Paraopeba ou do Lago de Três Marias relatam alterações na saúde quando entram em contato com a água ou usam água de poços artesianos, o que não acontecia antes do rompimento da barragem da Vale. O que fazer nesses casos?
Nós, do Instituto Guaicuy, estamos trabalhando para trazer informações confiáveis a respeito da qualidade da água. Faremos análises que poderão ajudar a entender se é a água que está causando esse tipo de problema ou não.
Para resolver os problemas de saúde você deve procurar a Equipe de Saúde da Família do SUS, porque apenas com avaliação médica será possível indicar o melhor tratamento para cada caso. Durante a consulta, você deve relatar ao profissional essa possível relação das queixas com o contato ou ingestão da água.
Além disso, é importante registrar e tirar fotos da região do corpo afetada. Um dos papéis do Guaicuy enquanto assessoria técnica independente é juntar informações e repassar ao Ministério Público e à Defensoria Pública. Se for o caso, essas instituições vão incorporar as informações ao processo coletivo e apresentar para o juiz.
Você também deve guardar documentos que comprovem a situação, como solicitar cópia do prontuário de saúde, com informações da consulta médica e a receita dos remédios prescritos. E se você comprar medicamentos na farmácia, guarde as notas fiscais.
Ainda não sabemos a causa desses problemas de saúde. Mas eles vêm sendo relatados por vários moradores e é importante que cada um faça esses registros.
Você pode fotografar os comprovantes e enviar para nós do Guaicuy pelo WhatsApp. O número é: 31 9 7183-7960.
O que você achou deste conteúdo?