Atualização desta semana indica que todos os 10 municípios* assessorados pelo Guaicuy estão integralmente dentro da Onda Amarela de restrições. Veja a atualização da pandemia com dados do informe epidemiológico do baixo Paraopeba e região do Lago de Três Marias, entre os dias 11 e 17 de julho.
De acordo com o mais recente levantamento do Programa Minas Consciente, dois municípios com atuação do Guaicuy se destacaram no aumento de casos confirmados, foram eles: Curvelo, com 100 casos nesta semana, contra 67 na atualização anterior, o que corresponde a 33 casos a mais que o registro passado; e Três Marias, com 63 casos, 14 a mais que a última semana.
Porém, apesar da classificação, mais da metade das cidades em que o Guaicuy atua apresentaram aumento de casos em comparação à semana anterior. Foram seis municípios: Curvelo, Três Marias, Abaeté, Felixlândia, Biquinhas e São Gonçalo do Abaeté. Os outros quatro tiveram uma pequena queda no número de infecções positivas.
* Pompéu, Curvelo, Martinho Campos, Abaeté, Biquinhas, Paineiras, Felixlândia, Morada Nova de Minas, Três Marias e São Gonçalo do Abaeté.
A resposta é sim, precisa! Muitas pessoas que foram infectadas com o vírus que causa a Covid desenvolvem uma resposta imune já nas primeiras semanas, mas ainda há muito o que descobrir sobre essa resposta imune, o quanto ela é duradoura e as variações de uma pessoa para a outra.
A menos que um profissional da saúde informe o contrário, as pessoas que já foram infectadas pelo vírus da Covid-19 devem sim ser vacinadas. Mesmo que já tenha tido uma infecção, a vacina irá agir como um reforço e fortalecer a resposta imune.
Existem casos de pessoas que já se infectaram pela segunda vez, isso torna a vacinação ainda mais importante. As vacinas contra a Covid-19 têm contribuído muito na prevenção de doenças graves e mortes.
É fundamental, mesmo para as pessoas que já se vacinaram, continuar cumprindo as medidas indicadas para frear o vírus como usar a máscara, lavar as mãos com frequência usando água, sabão, álcool 70% e manter o distanciamento social.
Fique atento ao calendário de vacinação do seu município e, quando chegar a sua vez, vacine-se! Assim você protege a si mesmo e a quem você ama.
Quer saber mais sobre a Onda Amarela de restrições e a situação epidemiológica da sua região? Clique aqui e veja o painel de monitoramento.
O que você achou deste conteúdo?