Instituto Guaicuy

Guaicuy apresenta Pesquisa Domiciliar em live com pessoas atingidas

24 de novembro, 2021, por Instituto Guaicuy

Instituto mostra quais são as etapas, cidades e o formato do estudo que visa trazer dados que vão contribuir com a Matriz de Danos

O Instituto Guaicuy realizou um encontro virtual com pessoas atingidas e/ou prejudicadas pelo rompimento da barragem. O tema da live foi a Pesquisa Domiciliar, que agora ocorre em 49 comunidades que ficam em seis municípios: Felixlândia, São Gonçalo do Abaeté, Três Marias, Paineiras, Morada Nova de Minas e Abaeté.

pesquisa domiciliar 1

O encontro foi na noite de ontem, 23 de novembro, e contou com um primeiro momento de recepção das pessoas das comunidades que estavam presentes.

Após isso, a equipe da Pesquisa Domiciliar do Guaicuy iniciou a apresentação a respeito dos estudos realizados pelo Instituto. “O objetivo é conhecer a realidade da população e identificar as mudanças causadas pelo rompimento”, explica a coordenadora da pesquisa e da equipe de Ciências Sociais do Guaicuy, Gabriela Fernandez.

A Pesquisa foi criada para conhecer os territórios e populações, identificar os danos e prejuízos causados pelo rompimento e avaliar as necessidades das localidades.

pesquisa domiciliar 2

A Pesquisa Domiciliar na regional de Pompéu

O encontro seguiu com a descrição dos resultados levantados pela Pesquisa Domiciliar já realizada na regional de Pompéu e Curvelo entre o fim de 2020 e o meio de 2021. Foram 994 casas visitadas e 3.323 pessoas entrevistadas. 

Na ocasião, vários danos foram notificados: problemas com a água, produção agropecuária, pesqueira, prejuízos no turismo e aumento dos gastos familiares.

A nova Pesquisa nas regionais de Felixlândia e Morada Nova

A partir dessa primeira experiência, agora as demais regionais atendidas pela Assessoria Técnica Independente do Guaicuy passam a receber a Pesquisa Domiciliar.

O estudo é muito importante para ajudar na construção da Matriz de Danos, documento que vai especificar os danos e os valores para que as pessoas possam lutar por uma indenização mais justa.

Na pesquisa serão aplicados questionários para cerca de 3 mil pessoas em 49 localidades presentes em seis municípios: Felixlândia, São Gonçalo do Abaeté, Três Marias, Paineiras, Morada Nova de Minas e Abaeté.

Ela será feita segundo metodologia  amostral. O que significa que nem todas as pessoas que vivem nas comunidades participarão da pesquisa. Porém isso não traz qualquer tipo de problema para elas. O estudo tem caráter voluntário, ou seja,a participação não é obrigatória e não afetará nenhum dos seus outros direitos.

pesquisa domiciliar 3

A Pesquisa Domiciliar será feita pelo Guaicuy em conjunto com o Instituto Olhar, uma empresa parceira na execução deste estudo. Os técnicos do Olhar e também os do Guaicuy vão visitar a casa das pessoas com colete e crachá que os identifiquem. Alguns questionários também podem ser aplicados por telefone. As entrevistas vão ocorrer entre os meses de novembro de 2021 e janeiro de 2022.

A participação das pessoas atingidas

O encontro contou com a participação de pessoas atingidas de ambas as regionais. Elas fizeram comentários e tiraram dúvidas a respeito do estudo. As principais foram questões a respeito do uso da água da represa e da perda de produção de peixes por conta do rompimento.

Para mais informações, é só entrar em contato com o Guaicuy pelo telefone: (31) 9 7102 5001.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!