Nos últimos dias, pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da Vale têm compartilhado depoimentos e sentimentos diante da possível inviabilização do trabalho de suas Assessorias Técnicas Independentes (ATIs) – Guaicuy, Aedas e Nacab. Este direito, que foi conquistado pelas comunidades, como fruto de muita luta e mobilização popular, está sendo ameaçado.
Na última quinta-feira (16/03), pessoas de comunidades atingidas das Regiões 4 e 5, que fazem parte dos dez municípios assessorados pelo Guaicuy, participaram do 9º Fórum Regional, e reforçaram a defesa da permanência de suas ATIs, como forma de suporte à garantia de seus direitos: “Quem vai nos informar?”, “Estão querendo nos calar”, “Alguém de nós tem condição de arcar com advogado para competir com a Vale?”. Essas foram algumas das falas.
O encontro ocorreu de forma virtual e informou as comunidades sobre o possível corte de 48% no orçamento das ATIs, determinado na semana passada pelas instituições de Justiça.
O Instituto Guaicuy segue em luta. O Manifesto pelo direito à Assessoria Técnica Independente, publicado na última sexta-feira, já recolheu mais de 3.500 assinaturas.
O que você achou deste conteúdo?