Instituto Guaicuy

Projeto de Lei que institui a Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB) é pauta no Senado

30 de março, 2022, por Christiano Amaral

Projeto define os direitos das pessoas atingidas e os direitos e deveres do Estado Brasileiro. Além disso, propõe regras de responsabilidade social dos empreendedores, como as mineradoras.

A Comissão concedeu vista aos senadores da CMA sobre PL da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens.
Foto: Barragem B1, da Vale, antes do rompimento em Brumadinho, em 2019. Divulgação: Agência Reuters.

Nesta quarta-feira (30), foi pauta no Senado Federal a análise do Projeto de Lei 2.788/2019 que institui a Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB), pela Comissão do Meio Ambiente (CMA) do Senado. A presidência da CMA pediu vista coletiva aos senadores, sendo adiada a decisão sobre o projeto para que seu conteúdo seja analisado em um prazo maior. 

O Projeto de Lei tem como objetivo estabelecer uma política nacional que especifique os direitos das pessoas atingidas, além dos direitos e deveres do Estado Brasileiro e regras de responsabilidade social dos empreendedores, como as empresas responsáveis por mineração.

Dessa forma, o PNAB é uma reivindicação de comunidades afetadas por desastres relacionados à mineração predatória e de movimentos sociais, como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). O objetivo é que ele ajude a prevenir e evitar novas tragédias, como as ocorridas em Mariana e Brumadinho. 

Assim, a ideia é que, a partir desse Projeto de Lei, sejam definidas medidas eficazes de reparação às pessoas e comunidades atingidas por barragens em todo o território nacional. 

A votação do  PL 2.788/2019 ainda não tem uma nova data definida mas, se for aprovado  pela Comissão do Meio Ambiente (CMA), ele será enviado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do Senado. De acordo com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a aprovação do PL 2.788/2019 foi defendida por atingidos e atingidas de todo o Brasil durante as Jornadas de Lutas de Março, quando atingidos de todo o Brasil saíram às ruas para reivindicar a aprovação da PNAB.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Comentários

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!