A terceira rodada do plantão tira dúvidas aconteceu em Cachoeira do Choro (Curvelo), no último sábado (19) na parte da manhã e da tarde. Assim como nos demais plantões, o objetivo da atividade foi estar presente na comunidade para sanar dúvidas sobre o andamento do processo judicial e atualizar as pessoas sobre a reparação.
O encontro contou com a participação de uma equipe formada por profissionais do Instituto Guaicuy das áreas de ciências agrárias, saúde e assistência social, acolhimento, direitos das pessoas atingidas e comunicação.
“Estamos aqui na atividade de plantão e fazendo também o acolhimento das pessoas. Elas destacaram pontos importantes relacionados às perdas e danos após o rompimento: perda de renda, de acesso ao rio, de toda forma de lazer que essas pessoas foram privadas desde o desastre-crime. Além disso, foi importante a presença também do Instituto Guaicuy para fortalecer esse vínculo com as comunidades. Um trabalho contínuo”, diz Hermano dos Santos, da equipe de Saúde e Assistência Social do Instituto Guaicuy.
Os pontos de apoio contaram com uma tenda e a van do acolhimento no espaço da Mercearia da Juliana e atendimentos também na casa de acolhimento, na Pousada da Ana. Além dos profissionais para tirar dúvidas, o espaço também contou com a distribuição de materiais impressos para informar as pessoas atingidas sobre atualizações do andamento do processo judicial.
Confira a seguir algumas imagens:
Para Denise Soares, moradora de Chácaras Choro (Curvelo), foi um espaço proveitoso para também entender mais sobre alguns dos danos que o rompimento causou na comunidade. “Estive aqui na mercearia e achei interessante perguntar sobre umas dúvidas que eu tinha. Foi importante em questão da água, dos animais que eu tenho muito lá em casa e vejo que a Vale não ajudou em nada. Sobre o comércio: a venda dos animais, leite, ovo, galinha. Foram essas coisas que eu busquei saber, porque aqui em cima eu não vi a Vale ajudando em nada, dando apoio a ninguém. Eu ainda consigo correr um pouco mais atrás, mas tem pessoas que estão em situação pior”, finaliza.
Assim como nos momentos anteriores de atividade do plantão nas comunidades atingidas, foi um espaço importante de escuta sobre as demandas tanto individuais quanto coletivas do território.
Assista o vídeo da atividade:
“O objetivo principal desta atividade foi o esclarecimento de dúvidas das pessoas atingidas relacionadas ao processo e também de aproximação para entender melhor como elas foram impactadas pelo rompimento da barragem. Além disso, os materiais impressos estão sendo distribuídos para elas informarem e terem um melhor entendimento sobre os acontecimentos e as novidades desse processo”, conclui Mateus Peixoto, da coordenação de campo do Instituto Guaicuy.
Quer saber mais? Acesse também e veja como foi o primeiro e o segundo plantão tira dúvidas do Guaicuy.
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