Instituto Guaicuy

Por que as comunidades e ATIs estão construindo um manifesto sobre Justiça no Paraopeba?

2 de dezembro, 2020, por Comunicação Guaicuy

Vamos falar sobre o manifesto que está sendo construído pelas comunidades atingidas reivindicando Justiça no Paraopeba, que também trata do acordo que está sendo negociado entre Vale, Governo de Minas Gerais e Instituições de Justiça.

Importante ressaltar que fazer este manifesto não quer dizer que estamos participando do acordo. Ele segue sendo negociado a portas fechadas, sem participação, nem transparência, nem sequer acesso aos termos. Por isso, além do manifesto, entregaremos um cronograma de trabalho que consideramos ser ideal para efetivar a Participação Informada entre as Assessorias Técnicas Independentes e as pessoas atingidas. 

Enquanto esta participação não se efetiva, o manifesto é uma forma de pressionar para que a voz das pessoas atingidas seja garantida no processo judicial ou em qualquer acordo, apoiadas por suas Assessorias Técnicas Independentes.

Até a conclusão do manifesto, ainda teremos novas reuniões virtuais e também reuniões presenciais com as comunidades da área 4, em Pompéu e Curvelo, e na área 5, no entorno da Represa de Três Marias.

Na quinta-feira, às 14h, haverá uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados, com participação de pessoas atingidas, Assessorias Técnicas e representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). 

E no dia 09 de dezembro, quarta-feira, às 14h acontece uma nova audiência de negociação do acordo no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. 

Então os próximos dias são de mobilização por transparência, por participação efetiva nas negociações e para que as pessoas atingidas sejam protagonistas no processo de reparação.

Fique em contato com a equipe do Guaicuy pelo número: (31) 97102-5001.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Ao comentar você concorda com os termos de uso do site.

Assine nossa newsletter

Quer receber os destaques da atuação do Guaicuy em primeira mão? Assine nosso boletim geral!