Desde o dia 05 de novembro moradores e moradoras dos municípios atingidos pelo rompimento da barragem da Vale estão escolhendo as propostas prioritárias de melhorias socioeconômicas para seus municípios. Como forma de ofertar mais tempo para as comunidades participarem, a Consulta Popular do anexo 1.3 foi prorrogada até o dia 22 de novembro.
A divulgação da prorrogação aconteceu hoje, por meio de nota do Comitê Pró-Brumadinho:
“Em atenção às centenas de pessoas atingidas que ainda estão concluindo seu processo de participação e após ouvidos os prefeitos, os compromitentes do Acordo Judicial de Reparação – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Defensoria Pública de Minas Gerais – deliberaram por prorrogar o prazo para o término da Consulta Popular. O processo de priorização via MG App e portal do Cidadão, que se encerraria nesta sexta-feira (12/11), permanecerá disponível até o dia 22 de novembro. Os pontos de apoio nos municípios estão sendo reavaliados.”
O anexo 1.3 é parte do acordo assinado em fevereiro deste ano, entre a empresa ré, Vale e o Poder Público. O Comitê de Compromitentes, formado pelo Estado de Minas Gerais, os Ministérios Público Estadual e Federal e a Defensoria Pública de Minas Gerais são os responsáveis pela elaboração da consulta.
O papel do Guaicuy, na consulta, é informar e auxiliar as pessoas atingidas para participarem da votação. Com isso, os técnicos e técnicas do Guaicuy têm organizado pontos de apoio presenciais e virtuais para atender as comunidades atingidas.
É válido lembrar que a Consulta serve como uma forma de indicar quais projetos as pessoas querem para os municípios. Porém, a decisão final é das Instituições de Justiça e do Estado de Minas Gerais (Comitê de Compromitentes).
Confira as informações completas sobre o anexo 1.3.
Eleitores/as dos 26 municípios atingidos estão escolhendo temas e subtemas que são prioritários para investimento. Os temas são diversos, tais como Educação, Saúde, Infraestrutura, Saneamento Básico, Transportes, Agricultura, Pecuária, Turismo, dentre outros.
Para votar, o CPF da pessoa deve estar vinculado à Justiça Eleitoral. Os votantes também precisam estar cadastrados no site gov.br, por isso é importante que você tenha em mãos a senha deste cadastro. Assim, os participantes podem entrar no Portal do Cidadão.
Caso, a pessoa tenha dificuldade de resgatar sua senha no gov.br há a opção de enviar um e-mail para uai.virtual@planejamento.mg.gov.br. Neste e-mail envie: Seu nome completo e de sua mãe, número do CPF, Data de nascimento, E-mail pessoal, número de celular pessoal (com DDD). Anexe também uma fotografia sua segurando seu documento com foto e foto do seu documento frente e verso (contendo CPF).
Para se preparar para a consulta você pode ver a lista de temas e subtemas para os municípios atingidos no site do Comitê Pro-Brumadinho.
O que você achou deste conteúdo?